O que é a Disponibilidade no Serviço Público?
Disponibilidade no Serviço Público é um instrumento que protege o vínculo do servidor estável com a Administração quando seu cargo é extinto ou declarado desnecessário.
![Foto de perfil David Castilho](_midia/usuario/6586e2ebec118.jpg)
O artigo 41 § 3º da Constituição Federal trata de um instituto relativo à Administração Pública que é bastante interessante e pouco esclarecido pelos concurseiros, mas que aparece muito em provas de concursos que é a disponibilidade no serviço público.
O que diz a Constituição Federal:
Art. 41 cp…
§ 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
O Servidor Público em Disponibilidade:
A princípio é necessário frisar que a disponibilidade no serviço público é um instituto inerente aos servidores estáveis.
Ela protege o vínculo do servidor público estável com a Administração quando seu cargo é extinto ou declarado desnecessário, mesmo sem estar trabalhando ele receberá proporcional ao tempo de serviço e aguardará um futuro aproveitamento.
Outra forma de disponibilidade é quando acontecer à reintegração do servidor público demitido ou exonerado ex-officio, injustamente do seu cargo, e o atual ocupante, se estável, não puder ser reconduzido ao cargo anterior ou aproveitado em outro cargo (CF, art. 41, § 2º).
Vejam bem que grande proteção tem um servidor estável! Não pensemos que por não existir mais o cargo ou sendo desnecessário o servidor deverá ser exonerado ou demitido!
Vale à pena a grande dedicação aos estudos, pois uma hora os melhores resultados chegam!
![Foto de perfil David Castilho](_midia/usuario/6586e2ebec118.jpg)
Deixe seu comentário
![Foto de perfil vazia](_img/usuario.webp)
![Foto de perfil vazia](_img/usuario.webp)