A Redação Oficial nada mais é do que uma forma a qual o Poder Público pode redigir todos os atos normativos e suas comunicações determinadas.
Tudo isso segundo a Constituição Federal são os princípios fundamentais de toda a Administração Pública, bem como a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, e ainda a publicidade e a eficiência.
Resolva também: Exercícios de redação oficial com gabarito.
É inadmissível que um documento que seja expedido através do Poder Público esteja escrito de forma obscura ou ainda de duplo sentido.
Toda a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade, a uniformidade e a utilização de um padrão culto de linguagem deve ser característico por nortes de um documento oficial.
O resultado disto é produzir um texto coeso, transparente e atingível a todos.
Redação Oficial características e especificidades
É fundamental se citar algumas diferenças entre a Redação Oficial de um padrão oficial, de uma forma específica de linguagem isto irá pertencer aos meios administrativos.
E pelo contrário, por ter algumas finalidades básicas toda a comunicação de cunho mais claro e mais objetivo possível acaba se impondo a redação oficial.
Com isto muitos parâmetros de utilização da língua que diferem dos utilizados pela literatura, pelo texto jornalístico, e ainda por formas consideradas muito mais subjetivas de comunicação específica.
Vale dizer ainda que a redação oficial não deve ser algo necessariamente árido, ou ainda ofensivo para a evolução da língua.
E a sua finalidade básica acaba impondo diversos parâmetros a utilização que se faz da língua de forma diversas daquele da literatura, de textos jornalísticos, e ainda de toda a correspondência particular.
A impessoalidade é algo fundamental, e a finalidade da língua é exclusivamente se comunicar, quer seja pela fala, quer seja pela escrita.
E para que exista uma boa comunicação é importante que alguém nos comunique, que tenha algo a ser comunicado e ainda alguém receba esta comunicação.
Tudo isto deverá ser sempre as atribuições de um órgão que acaba comunicando o destinatário, ou é o público o conjunto de todos os cidadãos ou ainda outros órgãos de ordem pública e poderes da união.