Compreender sobre o emprego da regência verbal e nominal pode ser crucial para uma boa escrita. É necessário saber o uso adequado das preposições para estabelecer uma regência tanto nominal quanto verbal.
Para estes casos, não há um estudo específico e sim a convivência com determinadas frases em que as preposições corretas são colocadas. A objetivação de compreender estas regências é escrever de modo claro e objetivo.
Resolva depois: Exercícios de regência verbal e nominal com gabarito.
O que é regência?
É o nome que se dá à relação e subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Sua função é estabelecer relações entre as palavras, fazendo com que a criação de frases não as tornem ambíguas, sendo corretas e totalmente claras.
A regência verbal e nominal tem a função de determinar se seus complementos são acompanhados por uma preposição.
O que é regência verbal
A regência verbal é responsável pelo estudo da caracterização de adjuntos adverbiais e a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam, sendo eles objetos diretos e objetos indiretos.
Neste estudo, sabe-se que as preposições são aspectos fundamentais desta escrita, tendo em vista que as mesmas podem mudar completamente o sentido da frase.
Tenha como exemplo:
- A) o homem agrada o cachorro
- B) o homem agrada ao cachorro.
Na letra A) temos o significado de que o homem acaricia o cachorro e na letra B), que satisfaz o animal.
O que é regência nominal
Na regência nominal, se faz necessário um complemento nominal, ou seja, ele precisa ser completo por um complemento. Para o seu uso, não existem regras pois cada palavra exige um complemento e rege uma preposição.
Em sua maioria, aprendemos simplesmente por escutá-las. As redundâncias estão presentes e alguns dos nomes que utilizamos precisam de complemento.
Veja o exemplo:
- Ele necessita de água e comida. “água e comida” são o complemento nominal, pois quem tem necessidade, tem necessidade de alguma coisa.