Um erro com o qual nos deparamos com frequência, principalmente na fala, é o uso de “meio” (advérbio) e “meio” (numeral), aprenda quando usar um ou outro. Observe o trecho abaixo:
“Maria ficou meia triste ontem. Ela estava meia indecisa, sem saber se falava ou não a verdade para o Pedro. Decidiu que falaria apenas meio verdade. Foi exatamente isso que a fez ficar com a consciência meia pesada.”
O que está incorreto no trecho? Antes de responder, confira alguns fatos e considere que existem dois tipos de classe gramatical:
- Variável (palavras que admitem variação): numeral, substantivos, adjetivos e pronomes;
- Invariável (palavras que não admitem variação): interjeição, advérbio, preposição e conjunção;
Uso de “meio” (advérbio)
O “meio”, se utilizado com o sentido de “mais ou menos” ou um “um pouco”, é um advérbio que indica intensidade. Logo, ele não pode ser flexionado, ou seja, não pode variar, já que advérbios não se modificam.
Exemplos:
- “A casa dela fica meio (um pouco) longe.”
- “Clara mostrou-se uma pessoa meio (um pouco) dissimulada.”
Portanto, em caso de dúvidas, substitua “meio” por “um pouco”, por “mais ou menos” ou por outro advérbio de intensidade. Caso a frase faça sentido, não empregue o feminino.
Então:
- Incorreto: “Maria ficou meia triste ontem.”
- Correto: “Maria ficou meio triste ontem.”
A palavra “meio” na frase é um advérbio e refere-se ao quanto Maria ficou triste e não deve ser flexionada para o feminino.
Uso de “meio” (numeral)
Quando “meio” é utilizado com o sentido de metade, trata-se de um numeral fracionário, que pode e deve ser flexionado quanto ao gênero. Portanto, é correto falar “meia garrafa de água”, “meia barra de ferro”, “meia panela de feijão” e por aí vai.
Exemplos:
- “Para conseguir estudar, Pedro bebeu meia (metade da) garrafa de café.”
- “É necessário tomar uma colher e meia (uma metade) do xarope.”
Uma observação importante é que o correto é “meio-dia e meia” e não “meio dia e meio”, como a maioria das pessoas pensa, pois trata-se de meio-dia e meia hora.
Em caso de dúvidas, substitua “meio” por “metade”. Se o sentido da frase não for comprometido, trata-se de um numeral e pode ser flexionado.
Então:
- Incorreto: “Decidiu que falaria apenas meio verdade.”
- Correto: “Decidiu que falaria apenas meia verdade.”
Na frase, “meia” indica metade ou uma parte da verdade que deveria ser dita por Maria.
Corrigindo o trecho inicial, temos:
“Maria ficou meio triste ontem. Ela estava meio indecisa, sem saber se falava ou não a verdade para o Pedro. Decidiu que falaria apenas meia verdade. Foi exatamente isso que a fez ficar com a consciência meio pesada.”