Uma oração subordinada adverbial é aquela frase que possui um adjunto adverbial, ou seja, um complemento para a sentença que demonstra a circunstância em que o verbo se encontra, dependendo de tempo, modo, lugar, etc.
As orações subordinadas adverbiais se dividem em tipos diferentes. Veja quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais:
Veja também: Orações subordinadas adverbiais exercícios com gabarito.
1 - Subordinada Adverbial Causal:
Demonstra o motivo proposto na oração principal e são representadas por conjunções e locuções causais, como porque, pois, devido à, por causa de, etc.
- Exemplo: "Não fomos ao jogo PORQUE estava muito calor."
2 - Subordinada Adverbial Temporal:
Demonstra a ideia de tempo proposto na oração principal, representadas por conjunções e locuções temporais, como assim que, quando, enquanto, até que, etc.
- Exemplo: "Vamos sair ASSIM QUE ela se arrumar."
3 - Subordinada Adverbial Proporcional:
Demonstram a proporção do que é indicado na oração principal. Conjunções e locuções proporcionais utilizadas: quanto, à medida que, ao passo que, etc.
- Exemplo: "QUANTO melhor me alimento, mais saudável fico."
4 - Subordinada Adverbial Comparativa:
Estipula uma comparação com o que se passa na oração principal. Conjunções e locuções comparativas utilizadas: como, quanto, tal qual a, etc.
- Exemplo: "Ele corria rápido COMO um leopardo."
5 - Subordinada Adverbial Concessiva:
Estabelece uma contradição com o que é apresentado na oração principal, utilizando conjunções e locuções concessivas, como apesar de que, embora, mesmo que, etc.
- Exemplo: "O filme foi divertido, EMBORA muito longo."
6 - Subordinada Adverbial Conformativa:
Demonstra concordância com o acontecido na oração principal, evidenciada por conjunções e locuções conformativas, como conforme, segundo à, etc.
- Exemplo: "O jogador foi expulso de campo, CONFORME as regras do futebol."
7 - Subordinada Adverbial Condicional:
Transmite a condição e dependência do que se passa na oração principal, usando conjunções e locuções condicionais, como desde que, caso, a menos que, etc.
- Exemplo: “Rita pode ir à festa, DESDE QUE volte cedo."
8 - Subordinada Adverbial Final:
Apresenta a finalidade, ou seja, o propósito do que é sugerido na oração principal através de conjunções e locuções finais, como para que, a fim de, etc.
- Exemplo: “João precisa estudar PARA QUE possa aprender."
9 - Subordinada Adverbial? Consecutiva:
Demonstra a consequência do ocorrido na oração principal, exposta pelas conjunções e locuções consecutivas, como que, tanto que, de modo que, etc.
- Exemplo: “Márcio parou de comer doces, DE MODO QUE emagreceu."