Abreviaturas e siglas são formas abreviadas de palavras ou frases. Uma abreviatura é especificamente uma forma sucinta de escrever outro termo, enquanto uma sigla possui um conjunto de letras iniciais de uma expressão.
Abreviaturas e siglas são frequentemente trocadas, apesar de serem diferentes. O principal ponto de referência é que as abreviaturas são apenas uma série de letras que fracionam a palavra, enquanto as siglas formam novos vocábulos.
Cada qual possibilita aos redatores tornarem blocos de texto mais fáceis de ler. Uma dica: tenha cuidado ao usar essas ferramentas em documentos mais formais. Vamos às regras de utilização.
Abreviaturas
A abreviatura é utilizada de forma específica no texto. Na parte em que concerne à redação, ela corresponde a um fragmento de palavra que equivale a expressá-la como um todo. Portanto, ela reduz certos vocábulos. Veja os exemplos abaixo:
Exemplos de abreviatura
- aritm. - aritmética
- bibliog. - bibliografia
- genét. – genético
Vamos olhar um pouco mais de perto as abreviaturas. Elas são uma forma reduzida de uma palavra ou frase, de maneira que não é possível determiná-la como um vocábulo completo.
Existem diversas formas de abreviaturas habituais que são utilizadas a todo momento.
Essa forma de contração das palavras é uma ferramenta tradicional da língua escrita que consiste em representar de maneira limitada determinadas palavras ou termos. A norma geral para abreviatura é simples: resume-se a colocar no papel a primeira sílaba e a letra que se apresenta em seguida, terminadas por ponto abreviativo. Repare os exemplos:
- Democr. - democracia
- Dir. comerc. - direito comercial
- Eng. civ. - engenharia civil
- Recípr. - recíproca
- Seg. - segundo
Siglas
Uma sigla, tecnicamente, deve soletrar outra palavra. Este é fator de referência para ajudá-lo a diferenciar abreviaturas e siglas. Vale ressaltar que as siglas não apenas encurtam as palavras, mas simplificam um nome organizacional extenso, ideia ou termo científico.
Algumas siglas constituem outras palavras frequentemente utilizadas. Por vezes, podemos nos esquecer que são na verdade uma série de letras de um conjunto de vocábulos. Por exemplo, Embrapa é a representação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Uma sigla constitui-se de um grupo de sílabas ou letras que constam nas iniciais de um determinado nome formado por diversos vocábulos. Em geral, essa regra está associada a uma instituição, organização, ministério, partido político, entre outros. Veja os exemplos a seguir:
- FIFA - Federação Internacional das Associações de Futebol
- PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
- Seppir - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
- MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
- FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
Exemplo de sigla
Denominamos sigla a contração gerada pelas letras que iniciam a formação dos vocábulos, sejam estes locuções substantivas ou nomes compostos. Observe alguns exemplos abaixo:
- MG - Minas Gerais
- ONU - Organização das Nações Unidas;
- CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Atenção quanto às abreviações
Lembre-se de não confundir as abreviações. Elas são em geral utilizadas na comunicação informal, principalmente em SMS, nos chats e publicações nas redes sociais. São casos como:
- Bjo - beijo
- Msm - mesmo
- Vc - você
- Msg - mensagem