Quando o assunto é cuidar das pessoas existem diferentes profissões que podem fazer essa tarefa. Se você está se perguntando o que faz um agente de saúde é possível encontrar respostas aqui.
Esse profissional surgiu no final da década de 1980, como uma parte do SUS (Sistema único de Saúde), e tinha como objetivo de prestar apoio as comunidades e ajudar a melhorar a qualidade de vida.
Atualmente, o agente de saúde está presente em quase todos os municípios brasileiros e continua auxiliando a população.
- Prepare-se resolvendo centenas de simulados para concursos gratuitos para este cargo.
O que é preciso para ser um agente comunitário de saúde?
É exigido que a pessoa possua o ensino fundamental completo, resida na comunidade e tenha o curso de formação de agente comunitário de saúde. O curso é ministrado após a pessoa ser aprovada em seleção.
Para ingressar na carreira é preciso passar por um processo seletivo, normalmente feito por meio de concurso público e avaliação de títulos. Quando o cargo é para temporário costuma ser realizado um processo seletivo simples, já para os efetivos ocorre o concurso público.
Quem são as pessoas que seguem essa carreira?
São pessoas que possuem o perfil de gostar de ajudar ao próximo, pois precisam se dedicar as famílias atendidas.
Além disso, devem ter um espírito de liderança para serem ouvidas e conseguirem fazer com que as pessoas adquiram cuidados com a saúde.
O que faz um agente comunitário de saúde como profissional?
Cadastro das famílias
Na primeira visita esse profissional preenche um formulário com diversas informações da família para que se possa conhecê-los melhor e, com base nos seus integrantes, passar as orientações e encaminhamentos necessários.
Ele coleta dados para que possam ser analisados posteriormente a fim de ter um levantamento de estatística regional.
Acompanhamento familiar
As famílias cadastradas são acompanhadas periodicamente e nesse momento recebem orientações de como melhorar a qualidade de vida.
Orientação e assistência
Esse profissional deve ajudar na prevenção de doenças passando orientações de como proceder, como se prevenir e até cuidados com o tratamento indicado por um médico.
Porém, não é raro que as orientações acabem sendo muito mais amplas, conforme a necessidade de cada família.
Encaminhamento aos serviços de saúde
Dentro do que faz um agente comunitário de saúde está encaminhar as pessoas para os serviços de saúde, informando o tipo de profissional que devem procurar e como conseguir acesso a ele.
Mobilizar a população
Dentro da comunidade que atua o agente de saúde deve mobilizar a população para que essa participe das reuniões dos conselhos de saúde. Dessa forma conseguirá mapear melhor as famílias e entender os cuidados necessários com as pessoas do local.
O mercado de trabalho
O agente comunitário de saúde é um profissional que existe apenas dentro do SUS. Apesar do mercado ser limitado em relação às instituições que pode prestar serviço, ele está presente em boa parte dos municípios brasileiros.
Onde é possível atuar?
A atuação ocorre de forma interna e externa. Internamente, o profissional realizará trabalhos administrativos, analisando os dados coletados, preparando materiais informativos, participando de reuniões e outros.
Já nas atividades externas fará a visita as famílias e acompanhamento da comunidade in loco.
Quanto ganha um agente comunitário de saúde?
O salário pode variar de uma localidade para outra, mas o piso salarial da profissão é de R$ 1.250,00 e deve chegar a R$ 1.550,00 em 2021. Além disso, existe um percentual de 30% de insalubridade sobre o valor do salário.
A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais
Existe o dia do agente comunitário de saúde?
O dia do agente comunitário de saúde é comemorado no dia 04/10.
Depois de saber o que faz o agente comunitário de saúde, se você se identificou com a profissão, pode começar a se preparar para ser aprovado no próximo concurso.