O endocrinologista é o médico que trata distúrbios das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são aquelas que produzem e liberam hormônios no sangue. A tireoide é um exemplo de glândula endócrina.
Os principais problemas tratados pelo endocrinologista são perda ou ganho de peso por distúrbios na tireoide, colesterol e diabetes altos e problemas hormonais decorrentes da menopausa.
Mas, as áreas de atuação do endocrinologista são bem amplas, confira:
- Puberdade precoce e retardada;
- Menstruação ausente e quando ocorre mais de uma vez no mesmo mês;
- Quadros onde o crescimento é demasiado ou não acontece;
- Mulheres com hirsutismo, condição onde elas desenvolvem quantidade excessiva de pelos faciais, têm muitas espinhas e ficam muito musculosas com poucos exercícios;
- Produção de leite sem a mulher estar grávida;
- Osteoporose;
- Homens com disfunção erétil, com cansaço extremo e que perderam força nos músculos podem estar na andropausa, a chamada “menopausa do homem”, período onde os hormônios masculinos diminuem drasticamente.
Especialidades da endocrinologia
Existe a endocrinologia pediátrica que cuida de problemas neonatais até os 20 anos. Anormalidades de crescimento, puberdade precoce ou tardia, obesidade e diabetes são alguns das situações tratadas pelo endocrinologista infantil.
Outra especialidade é a endocrinologia esportiva, onde o foco é as questões hormonais que podem atrapalhar o desempenho do atleta e também a alimentação e suplementação nutricional.
Como se tornar um endocrinologista
Além dos 5 anos da graduação em medicina é necessário ter dois anos de residência médica e curso de especialização em endocrinologia.
A especialização nessa área ministrada na PUC – Rio tem 3680 horas, o equivalente a 2 anos e traz as seguintes disciplinas:
- Diabetes;
- Tireoide;
- Hipófise e suprarrenal;
- Endocrinologia feminina e Andrologia;
- Metabologia;
- Obesidade;
- Crescimento;
- Endocrinologia Pediátrica;
- Paratireoide;
- Patologia Clínica e Provas Funcionais;
- Biologia Molecular;
- Genética Clínica;
- Bioestatística;
- Epidemiologia.
O que estudar para concursos de endocrinologista?
Um dos concursos públicos com vagas para endocrinologista é o concurso Adaptação de Médicos da Aeronáutica - 2019 com inscrição ate 28 de maio.
Essa prova, por exemplo, será composta por:
- Questões de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto)
- Questões de conhecimentos específicos do cargo como Ética médica,
- Biologia nuclear e Neuroendocrinologia,
- Tireoide, Paratireoide, Suprarrenal, Gônadas, Pâncreas Endócrino, Obesidade, Dislipidemia, Endocrinologia básica e Métodos de diagnóstico.
Sugestão do que estudar para endocrinologista: Baixe provas anteriores de concursos endocrinologista