As funções do analista de sistemas dizem respeito ao gerenciamento de dados de uma empresa.
Esse profissional é responsável por estudar, desenvolver e implantar a infraestrutura necessária para banco de dados, programas e softwares que melhorem o processamento de dados, a fim de melhorar a comunicação interna da corporação e também com seus clientes.
São três as áreas: gerenciamento de informações, infraestrutura e desenvolvimento de software.
Independentemente de qual for a área, o trabalho do analista de sistemas inclui recuperar informações perdidas por erros humanos ou falhas no sistema, prestar consultorias independentes para orientar empresas sobre processos, programas e equipamentos.
Outra função desempenhada pelo analista de sistemas é o suporte a usuários. Nesse caso, o profissional ajuda o cliente a navegar pelo site, ou então, em caso de falhas, identificar o erro e auxiliar o usuário a fazer as configurações necessárias.
O suporte aos usuários pode ser uma das portas de entrada para o mercado de trabalho.
Perfil do analista de sistemas e média salarial
Raciocínio lógico, capacidade para lidar com prazos, saber ouvir as necessidades alheias e habilidade para trabalhar em grupo são habilidades necessárias para ser analista de sistemas.
No que diz respeito à escolaridade, quem pretende trabalhar na área tem que saber tudo de linguagem de programação, banco de dados e também falar inglês.
Os cursos universitários com duração de 2 a 3 anos para quem quer atuar como analista de sistemas são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação ou Sistemas da Informação. Confira algumas das disciplinas estudadas em cada curso:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Banco de dados, Engenharia de software, Análise de sistemas, Linguagem de programação;
- Ciência da Computação: Algoritmos, Lógica de programação, Geometria analítica, Álgebra linear, Cálculos, Banco de dados, Engenharia de software;
- Sistemas da Informação: Matemática aplicada, Sistemas da informação, Redes de computadores, Programação de banco de dados, Lógica de programação, Engenharia de Software.
O salário médio do analista de sistemas, segundo a Catho é R$4.120,77, mas, a equação de experiência e formação acadêmica avançada faz a remuneração aumentar. Listamos abaixo exemplos de cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado na área da tecnologia:
Pós-Graduação
- Cientista de Dados: especialização que aborda conceitos avançados de processamento de dados, gestão de dados, criação de soluções voltadas para cada tipo de negócio, desenvolvimento avançado de banco de dados;
- Business Intelligence: gestão de informações voltada ao perfil corporativo, ou seja, um analista de sistemas que estudam, desenvolvem e implantam soluções de processamentos de dados para aumentar produtividade e lucro das empresas;
- Engenharia de Softwares: especialização que ensina as formas de construção e design de sistemas e programas e também como fazer testes para verificar a funcionalidade das ferramentas;
- Desenvolvimento de Aplicativos Móveis: quem fizer esse curso aprenderá formas de desenvolvimento de aplicativos para smartphones, levando em consideração o tamanho da tela, como funcionará quando o celular estiver com pouca bateria, entre outros elementos.
Mestrado
Algumas das linhas de pesquisa do Mestrado em Ciência e Tecnologia da Informação são Matemática da Computação (Inteligência Artificial) e Sistemas da Computação (Hardware e Software Básica e Computação Avançada).
Já quem pretender fazer o Doutorado pode seguir a linha de Tecnologias da Inteligência e Design Digital, entre outras.