A radiologia tem duas possibilidades. O técnico em radiologia cuida da mecânica dos exames de imagem como ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, entre outros.
O técnico em radiologia executa o manuseio dos equipamentos e posiciona o paciente para o procedimento ter sucesso. Já o radiologista é quem opera equipamentos e também interpreta as imagens geradas pelo técnico em radiologia.
O radiologista é o profissional com ensino superior e hoje falaremos tudo sobre a profissão de radiologista.
Como se tornar um radiologista?
É preciso fazer o curso tecnológico em radiologia médica com duração de três a três anos e meio. O curso tem disciplinas como Anatomia, Biologia, influência da radiação nos exames e também disciplinas relacionadas à realização de exames de imagem e de manuseio de softwares.
O curso também possui aulas práticas em laboratórios. Trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado são obrigatórios para obtenção do diploma. Para exercer a função de radiologista é necessário ter registro no Conselho Regional de Radiologia.
Quanto custa o curso de tecnólogo em radiologia?
O valor do curso de tecnólogo em radiologia começa em R$600,00. A variação do preço é devido à localidade, infraestrutura e qualidade do corpo docente.
Muitas universidades têm planos de bolsas de estudo parciais e totais, além de planos próprios de financiamento estudantil. Há ainda a possibilidade de tentar ingressar em uma instituição pública.
Quais instituições oferecem o curso?
Existem muitas instituições que oferecem o curso tecnológico em radiologia no Brasil, conheça alguns delas:
- Universidade de Cuiabá: Cuiabá/Mato Grosso;
- Centro Universitário São Camilo: São Paulo/SP;
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná:Curitiba/PR;
- Centro Universitário Anhanguera de Santo André:Santo André/SP;
- Faculdade UNICID – Universidade Cidade de São Paulo:São Paulo.
O que estuda no curso?
- Técnicas radiológicas;
- Fisiologia humana;
- Anatomia radiológica;
- Física radiológica;
- Procedimentos de enfermagem no ambiente hospitalar;
- Processamento de imagens analógicas e digitais;
- Exames radiológicos com contraste;
- Tomografia computadorizada e Ressonância magnética;
- Controle de qualidade em exames radiológicos;
- Radiologia odontológica;
- Radiologia veterinária;
- Radiologia industrial;
- Radioterapia;
- Radiobiologia;
- Medicina nuclear.
Onde pode atuar?
Com o diploma de tecnólogo em radiologia em mãos, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, no agronegócio e na indústria. Saiba como é o trabalho em cada um desses ambientes:
- Hospitais: na realização de exames como raios x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea e medicina nuclear (exames com utilização de contraste);
- Clínicas odontológicas: realização de exames como radiografias panorâmicas para documentação de aparelhos ortodônticos, telerradiografias (frontal, lateral, oclusal, interproximal e periopical), entre outros;
- Clínicas veterinárias: a medicina veterinária também se vale de exames de imagem como raios x, tomografia, ultrassonografia, etc., para diagnóstico de doenças em animais;
- Agronegócio: as fazendas podem utilizar a tecnologia de irradiação de alimentos para afastar os riscos de parasitas e pragas que podem destruir plantações;
- Radiologia industrial: a radiologia industrial é a tecnologia usada por hospitais e indústrias de vários setores para esterilização de produtos e equipamentos, controle de qualidade de produção, entre outras atividades. Na radiologia industrial são usados fontes radioativas (selênio 75, cobalto 60, etc.).
Quanto ganha um radiologista?
O salário do tecnólogo em radiologia começa em R$3.500,00 e pode aumentar consideravelmente conforme o local de trabalho, experiência profissional e formação acadêmica.
O que estudar para concursos de radiologista?
Os concursos públicos trazem questões de Língua Portuguesa no quadro de Conhecimentos Gerais. Em alguns processos seletivos podem ter perguntas sobre Informática, Matemática e Raciocínio Lógico.
Há ainda questões de Conhecimentos Básicos do cargo, confira os assuntos cobrados sobre radiologia:
- Técnicas radiológicas;
- Imagem radiográfica e controle de qualidade;
- Mamografia;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Densitometria óssea;
- Ultrassonografia;
- Efeitos biológicos das radiações;
- Proteção radiológica;
- Tipos de contraste usados na radiologia;
- Radiologia intervencionista;
- Técnicas de posicionamento de pacientes.
Teste seus conhecimentos: Questões de Concursos para Radiologista com Gabarito
Existe dia do radiologista?
O dia do radiologista e do técnico em radiologia é comemorado em 8 de novembro. A data é uma homenagem a Wilhehm Conrad Roetgen, físico alemão que descobriu os raios x.