O profissional de recursos humanos faz recrutamento e seleção, acompanha procedimentos de demissão, cuida da aplicação de leis e benefícios trabalhistas, orienta profissionais que estão para aposentar e desenvolve programas de treinamento de funcionários.
A área de atuação recente, o setor de recursos humanos surgiu no século 20 após a Revolução Industrial.
O profissional de recursos humanos usa conhecimentos de Gestão de Pessoas, Psicologia, Administração, Endomarketing (marketing para comunicação interna), entre outros. Hoje, você saberá tudo sobre o profissional de recursos humanos.
O que é um profissional de recursos humanos?
As duas áreas de atuação do profissional de recursos humanos são a Gestão de Pessoas e Gestor de Desenvolvimento.
As funções do profissional de RH como gestor de pessoas são o recrutamento e seleção de funcionários, fazer procedimentos de demissão, garantir a aplicação de leis trabalhista, solicitar benefícios como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde, ajuda na criação de política salarial e atua em planos de desenvolvimento de carreiras.
Já como gestor de desenvolvimento, o profissional de RH desenvolve e aplica treinamentos e usa ferramentas de endomarketing, que é o marketing para estreitar a comunicação entre a empresa e os colaboradores para reforçar o papel dos funcionários de cada setor e também para levar motivação.
O que é preciso para ser profissional de recursos humanos?
O mais tradicional é ter graduação em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Recursos Humanos, Psicologia e Administração. Algo que poucas pessoas sabem é que também é possível trabalhar com RH tendo formação em Serviço Social.
No caso de quem é graduado em Serviço Social, o profissional atuará para amenizar tensões entre funcionários e patrões. O tempo de formação é de 4 anos (Gestão de RH e Administração), 2 a 3 anos (Tecnólogo em RH), 5 anos (Psicologia) e 4 anos (Serviço Social). Todos os cursos têm Trabalho de Conclusão de Curso e estágio.
Em relação à personalidade, as características do profissional de RH são habilidade de comunicação, saber administrar o tempo, ter sede de inovação para sempre estar em busca de novidades que melhorem seu trabalho, ter empatia para acolher questionamentos dos funcionários, iniciativa e espírito de liderança.
Quais instituições oferecem o curso e qual valor?
São várias as instituições com cursos ligados à área de Recursos Humanos. O valor da mensalidade começa em R$700,00 e varia de acordo com a tradição da universidade, sua localidade, infraestrutura e capacitação do corpo docente. Conheça algumas das instituições onde você pode estudar:
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Senac: Semipresencial/São Paulo;
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Anhembi Morumbi:Presencial/Semipresencial/São Paulo;
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - UNICID: Presencial/São Paulo;
- Gestão em Recursos Humanos - FMU: Presencial/São Paulo;
- Gestão de Recursos Humanos - Centro Universitário Eurípedes de Marília: Presencial/Marília (interior de São Paulo);
- Gestão de Recursos Humanos - Centro Universitário de Várzea Grande: Presencial/Semipresencial/Mato Grosso;
- Gestão de Recursos Humanos - Centro Universitário Celso Lisboa: Presencial/Rio de Janeiro;
- Gestão de Recursos Humanos - Universidade Extremo Sul Catarinense: Presencial/Criciúma (Santa Catarina);
- Gestão de Recursos Humanos - UNIP: Presencial/São Paulo.
O que estuda no curso de recursos humanos?
- Recrutamento e Seleção;
- Avaliação de desempenho e gestão;
- Treinamento e desenvolvimento;
- Psicologia Organizacional;
- Teorias das Organizações;
- Rotinas de pessoal;
- Cargos e Salários;
- Sistemas de informações gerenciais;
- Fundamentos da Administração;
- Fundamentos da Economia;
- Contabilidade básica;
- Matemática Financeira;
- Direito Trabalhista e Tributário;
- Direito Empresarial;
- Legislação Social e Previdenciária;
- Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional;
- Estatística;
- Sistema de remunerações e benefícios.
O que estudar para concursos públicos?
Geralmente, as provas dos concursos públicos com vagas para profissional de recursos humanos têm questões de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos da área, confira alguns dos assuntos abordados:
- Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Acentuação, Sinônimos e antônimos, Pontuação, Ortografia, Crase, Classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, preposição, artigo, advérbio, conjunção, pronome e numeral), Tempos, modos e vozes verbais, Concordância e regência nominal e verbal, Processos de coordenação e subordinação,
- Informática: Pacote Office, Navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox Mozilla), Sistema Operacional Windows, Segurança da Informação;
- Conhecimentos Específicos: Teorias motivacionais, Estrutura Organizacional, Recrutamento, Seleção de Pessoal, Administração de RH.
Existe dia do profissional de recursos humanos?
O dia do profissional de recursos humanos é comemorado em 3 de junho. A data é uma homenagem a fundação do WFPMA (World Federation of People Management Associations).
A oficialização da data no Brasil é obra de Genézio Lucone, fundador da antiga Associação Paulista de Administração de Pessoal, atual ABRH-SP.