O educador social é responsável pela proteção dos direitos e aplicação de atividades pedagógicas, culturais e esportivas para reabilitar e reintegrar pessoas vítimas de abusos psicológicos, físicos e sexuais e outras pessoas em situação de risco à sociedade.
A profissão foi regulamentada há pouco tempo e hoje você saberá tudo sobre a profissão de educador social.
O que é um educador social?
As funções desempenhadas pelo educador social são garantir o cumprimento de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social: pessoas que sofreram violência psicológica, física e sexual, moradores de rua, dependentes de drogas, portadores de deficiência, detentos e ex-detentos, além de vítimas de violência de ordem racial, étnica e por questões de gênero e sexualidade.
O educador social trabalha que esses indivíduos consigam usufruir dos seus direitos, resgatar a dignidade dessas pessoas e reintegrá-las à sociedade por meio de atividades que misturam pedagogia, palestras motivacionais, visitas às casas das famílias dos atendidos, cultura e esporte.
Os resultados conquistados são medidos e expostos a todas as áreas da instituição por meio de relatório.
O que precisa para ser educador social?
A profissão de educador social foi regulamentada em 7 de novembro de 2018 pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania. Neste primeiro momento, o projeto de lei 5346/09 do deputado Chico Lopes dizia que ter ensino médio completo era o único requisito.
Mas, em 10 de abril de 2019, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto de lei do Senado 328/2015 que passou a exigir ensino superior em qualquer curso para trabalhar como educador social.
Por ser uma função que atua na preservação de direitos de cidadãos em risco social, recuperação emocional e resgate da autoestima e da cidadania por meio de atividades pedagógicas, educativas, culturas e esportivas, graduados em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Artes Cênicas e áreas afins podem exercer a profissão.
Perfil do educador social
Empatia para se colocar no lugar do outro, preparo psicológico para não absorver os problemas que surgem em cada atendimento, facilidade de comunicação e muita paciência são características que fazem parte do perfil do educador social.
O aspirante precisa ter em mente que ele lidará com pessoas que mesmo tendo família não podem contar com ninguém e ele, muitas vezes é a única referência de pai e mãe, por exemplo.
O mercado de trabalho e quanto ganha
Quem absorve as atividades desempenhadas pelo educador social são as Organizações Não Governamentais (ONG’s), centros de acolhimento para pessoas que sofreram violência doméstica, asilos, creches, hospitais e presídios.
O salário do educador social é de aproximadamente R$1.600,00, podendo ultrapassar os R$2.500,00.
Características dos cursos para trabalhar na área
Como dissemos é preciso ter ensino superior em qualquer área par atuar como educador social. Porém, o mais comum é que formados em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Artes Cênicas atuem como educador social.
Confira algumas das disciplinas abordadas em cada curso:
- Serviço Social: Antropologia e Cultura Brasileira, Assessoria em Serviço Social, Ciências Sociais, Classes e Movimentos Sociais, Direitos Humanos, Direitos da Criança, Adolescente e Idoso, Educação Inclusiva, Homem e Sociedade, Monitoramento e Avaliação em Serviço Social, Psicologia Social;
- Psicologia: Abordagens Humanistas em Psicologia, Análise Funcional do Comportamento, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Direitos da Criança, Adolescente e Idoso, Educação Inclusiva, Homem e Sociedade, Políticas Públicas e Psicologia, Psicologia Comunitária;
- Pedagogia: Alfabetização e Letramento, Ciências Sociais, Comunicação e Expressão, Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Homem e Sociedade, Filosofia, Comunicação e Ética, Língua Brasileira de Sinais, Relações Étnico-Raciais;
- Ciências Sociais: Antropologia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Sociologia e Sociedade Brasileira, Sociologia Contemporânea, História, Introdução ao Pensamento Teológico, Economia;
- Artes Cênicas: Estudos da Cultura e do Comportamento, Humanidades e Artes, Expressão e Linguagens, Música e Canto, Dança e Performance, Dramaturgia e processos de criação.
O que estudar para concursos públicos?
As provas de concursos públicos com vagas para educador social trazem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos do cargo, confira alguns dos assuntos abordados nas provas:
- Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Tipos e gêneros textuais, Pontuação (ponto final, ponto e vírgula, vírgula, ponto exclamação, ponto de interrogação, aspas), Acentuação, Crase, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal;
- Matemática: Conjuntos numéricos (naturais, reais, racionais e inteiros), Operações com números naturais, inteiros, fracionários e decimais, Porcentagem, Regra de três simples e composta, Média aritmética, geométrica e ponderada, Equações de 1º e 2º graus, Funções: conceitos e tipos, Análise combinatória;
- Informática: Windows, Pacote Office, Segurança da Informação, Navegadores, Correio Eletrônico;
- Conhecimentos Específicos: Estatuto da Criança e do Adolescente, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração Universal dos Direitos das Crianças, Pedagogia do Oprimido.
Existe dia do educador social?
O dia do educador social é comemorado em 19 de setembro em homenagem ao educador Paulo Freire.