Fazer cursos em instituições renomadas aumenta as chances de crescimento profissional. Para quem está começando a vida profissional isso também é um diferencial.
Existem várias iniciativas que ajudam jovens a ingressarem no mercado de trabalho e o Programa Jovem Aprendiz do SENAI é um deles, abrindo sempre muitas vagas todo ano. Para fazer a inscrição você pode clicar aqui.
Ele possui uma série de cursos profissionalizantes e, ao fim, o objetivo é que o aluno termine com um emprego. Existe um processo seletivo para ingressar e aqui você descobrirá o que estudar para a prova do Programa Jovem Aprendiz do SENAI.
Por que estudar nos cursos do SENAI?
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma instituição privada pertencente ao Terceiro Setor. O objetivo do SENAI é prestar suporte a quase 300 áreas da indústria com prestação de serviços como assessoria e consultoria e formação profissional.
O cursos do SENAI são ministrados presencialmente e à distância e são divididos nas categorias aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento, técnico, graduação e pós-graduação.
O embrião do SENAI é o Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional, fundado em 1934. Uma das primeiras escolas já com o nome SENAI foi a “Roberto Simonsen”, no bairro do Brás, em São Paulo.
A instituição está presente em todo o país com quase 800 escolas e é uma referência quando o assunto é ensino profissionalizante.
Quem estuda no SENAI percebe as vantagens do ensino técnico: curso com menor duração, inserção mais rápida no mercado de trabalho, facilidade de encontrar emprego quando estiver na faculdade, isso sem contar o salário que muitas vezes é superior a um profissional graduado.
Como funciona o jovem aprendiz do SENAI?
O Programa Jovem Aprendiz é um programa de emprego para jovens de 14 a 24 anos. Esse limite de idade não se aplica aos candidatos com deficiência.
Quem participa dele faz cursos voltados para o mercado e é contratado por uma empresa para trabalhar em função relacionada ao curso. A jornada de trabalho é de 6 horas para quem concluiu o ensino médio e 4 horas para quem ainda estuda.
A duração do contrato do jovem aprendiz é de 2 anos. Ele tem registro em carteira, salário correspondente às horas diárias trabalhadas, auxílio-transporte, férias após 12 meses de trabalho (preferencialmente nas férias escolares), 13º salário, INSS e FGTS (2%).
O término do contrato ocorrerá quando atingir os 2 anos, indisciplina, baixo rendimento, por pedido do aprendiz e se ele tiver muitas faltas injustificáveis na escola que prejudiquem o rendimento escolar.
Quais cursos do Programa Jovem Aprendiz SENAI?
Os cursos do Programa Jovem Aprendiz SENAI variam conforme a localidade, porém, os mais comuns são:
- Assistente Administrativo;
- Auxiliar de Operações;
- Processos industriais;
- Logística;
- Eletrotécnica;
- Eletricista industrial;
- Cursos relacionados ao setor automotivo;
- Gráfico e Editorial;
- Auxiliar de laboratório.
O que estudar para a prova de Jovem Aprendiz do SENAI?
Existe um processo seletivo para ingressar no programa jovem aprendiz do SENAI. Uma dessas etapas e a prova objetiva. A prova tem 60 questões de múltipla escolha com conteúdos básicos do ensino fundamental.
Confira a relação dos assuntos que geralmente são abordados na prova Programa Jovem Aprendiz SENAI:
- Língua Portuguesa: Interpretação de textos narrativos, descritivos e dissertativos, Divisão silábica, Classificação das sílabas em relação ao número, Classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo), Vogais, semivogais e consoantes, Pontuação, Acentuação, Crase, Encontros consonantais e vocálicos, Emprego dos pronomes, Tempos e modos verbais, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Termos da oração;
- Matemática: Propriedades e operações com conjuntos, Porcentagem, Regra de três simples, Sistema monetário brasileiro, Sistema de medidas (massa, tempo, volume, superfície), Sistema decimal, Propriedades e operações com frações, Ponto, reta e plano, Medidas de ângulos, Propriedades e elementos de circunferências, Teorema de Pitágoras e Teorema de Tales, Razão trigonométrica no triângulo retângulo, Paralelismo e perpendicularismo de retas, Propriedades e semelhanças entre triângulos, Propriedades e classificação dos quadriláteros, Área e perímetro de figuras geométricas;
- Ciências Naturais (Física, Química e Biologia): Estados físicos da matéria, Diferenças entre gases, líquidos e sólidos, Alterações no estado físico da matéria, Definição de substância simples e composta, Propriedades da matéria, Classificação, fases e processos de separação, Reação química, Ligações químicas, Ácidos, bases, sais e óxidos, Calor e temperatura, Fontes de calor, Escalas termométricas, Dilatação térmica de líquidos e sólidos, Pressão dos sólidos, Pressão aritmética, Noções de magnetismo, Noções de ecologia, Sistema ósseo e molecular, Noções de órgãos, tecidos e sistemas, Aparelho digestivo.
Resolver agora: Simulados, questões e provas de jovem aprendiz