O Assistente Administrativo é o profissional que assessora o administrador nas atividades rotineiras.
Está um cargo acima do auxiliar, mas ainda é subordinado ao administrador ou ao analista administrativo.
Ele é o responsável pelo controle de gestão financeira, administração, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos entre outras atividades.
O que faz um assistente administrativo?
Normalmente este profissional tende a assessorar o administrador nas rotinas diárias de trabalho. Esse apoio pode ser junto a outros departamentos ligados a áreas e funções.
Mas existem algumas tarefas comuns a quase todos os colaboradores da área. Segundo o site Guia da Carreira as funções mais comuns são:
- Estruturação e organização de arquivos de documentos
- Elaborar relatório financeiro
- Preenchimento de formulários, planilhas e outros documentos, além de manter arquivos e cadastros de informações sempre atualizados.
- Receber e enviar correspondências e documentos
- Assessorar gerentes e líderes com questões práticas da rotina de trabalho, como preparar documentos, prestar informações ao público e responder e-mails.
- Recebimento de fornecedores e encaminhamento dos materiais recebidos
- Controlar contas a pagar e receitas
- Redação e digitação de documentos e comunicados
- Participação em reuniões de vários setores, sempre que solicitado.
- Emitir notas fiscais
- Acompanhar o trabalho de logística da empresa.
Como se tornar um assistente administrativo?
Para se tornar um assistente administrativo normalmente é preciso ter formação de nível médio. Mas as empresas preferem profissionais que tenham um curso politécnico ou até mesmo uma graduação.
Essa capacitação tende a valorizar o funcionário, aumentar o salário e até a chance de promoções para os cargos de assistente e até analista dentro da área.
Por ser uma profissão que normalmente lida com valores numéricos e monetários, normalmente empresas buscam por profissionais com características bem marcantes.
Espera-se que o atuante seja dinâmicos, proativos, responsáveis, confiáveis, com bom relacionamento interpessoal, bom humor, simpáticos e educados para atender aos clientes internos e externos, além de facilidade para trabalhar com números e boa administração do tempo e muita atenção e concentração.
Que cursos fazer para ser um assistente administrativo?
Além de no mínimo ter o ensino médio, o profissional precisa estar bem familiarizado com a informática. Principalmente com o Pacote Office e em alguns casos ter nível avançado em Word e Excel. Além de ter digitação boa e rápida.
Uma língua estrangeira também faz todo o diferencial na busca por uma vaga. Por isso, se o candidato tiver inglês, francês ou espanhol, suas chances aumentam bastante.
Vale ressaltar também que o domínio da língua portuguesa é fundamental, tanto escrita, quanto falada.
O curso tecnólogo em Gestão Financeira, Gestão de RH, Logística, Secretariado ou ainda o bacharelado em Administração. Hoje com a facilidade é possível fazer algumas dessas carreiras pelo sistema EAD (Educação a Distância) ou mesmo presencial.
Muitas faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) oferecem excelentes cursos.
Quanto ganha (piso mínimo) um assistente administrativo?
De acordo com o CBO (Código Brasileiro de Ocupações) o piso mínimo para assistente administrativo é de R$1.233,63 e dependendo da região ou empresa pode chegar até R$2.788,51, sendo São Paulo o estado brasileiro que paga melhor.