Dicas Português Processo Seletivo
Provas de Português para Concursos: Você sabe como estudar?
Você sabe o que estudar para provas de português em concursos públicos? Veja os assuntos que mais caem nas questões das provas.
Como você se prepara para questões de Língua Portuguesa em concursos públicos?
Se você costuma não dar tanta importância para essa matéria por achar que na hora da prova você resolve, melhor mudar sua postura.
Vamos destrinchar aqui alguns dos assuntos que mais caem em provas de português em concursos públicos. É claro que você não vai ficar só nisso né, mas vamos a elas:
Interpretação de textos em concursos
Interpretação de textos é o que você mais vê nos editais de concursos. O assunto representa uma generosa fatia da prova.
Para você ter uma ideia, nas provas da FGV a Interpretação de Textos representa quase 35% das questões. Baixe 800 Questões Comentadas sobre Interpretação de Textos.
Reescritura de frases e substituição de palavras
Na reescritura de frases você tem que usar elementos de figuras de linguagem como comparação, metáfora e metonímia e reescrever o texto com um novo significado.
Comparação: explicitada pelos elementos conectivos: assim como, como, qual, tal, tal qual, tal como, que nem.
- Exemplo: “Amou daquela vez como se fosse máquina”, (Chico Buarque);
Metáfora: metáfora é uma comparação feita por uma relação de subjetividade, ou seja, usamos uma palavra fora do seu contexto real.
- Exemplos: Ele é forte como um touro; Seus olhos são espelho d’água (Patrícia Marx e Seu Jorge);
Metonímia: metonímia significa substituir um termo por outro. O termo usado possui forte relação com o termo ocultado, você logo entende o que interlocutor disse.
- Exemplos: Nunca se afaste da cruz. (cruz=religião); Os flashes perseguiram a atriz. (fotógrafos perseguiram a atriz); Nada como saborear um legítimo porto. (saborear garrafa de vinho do Porto).
Veja o significado de Metáfora e Comparação com Exemplos.
Provas de português cai muitas questões de sintaxe
A sintaxe estuda a disposição das palavras de uma frase, disposição das frases no texto e a lógica entre essas frases.
Veja alguns dos assuntos estudados na sintaxe:
- Análise sintática: frase, tipos e estrutura de frase, oração, termos da oração, período simples e composto;
- Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado, Sujeito determinado e indeterminado, Oração sem sujeito, Predicado, Verbo transitivo e intransitivo, Verbo de ligação, Classificação do predicado, Predicado nominal e verbal, Predicativo do sujeito e Predicado verbo-nominal;
- Termos integrantes da oração: Objeto direto e indireto, Complemento nominal, Agente da passiva;
- Termos acessórios da oração: Aposto, Vocativo, Adjunto adverbial, Adjunto adnominal;
- Período composto por coordenação: Orações coordenadas sindéticas;
- Período composto por subordinação: Orações subordinadas substantivas, Orações subordinadas adjetivas, Pronomes relativos (que, quem, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo (os), cuja (as), onde, como, quanto, quando).
Análise Sintática: Baixe 250 Questões com Gabarito.
Semântica em provas de português
A semântica é o estudo dos significados das palavras. Os 9 assuntos de semântica são:
- Sinônimos e antônimos;
- Homônimos e parônimos;
- Parônimos e polissemia;
- Denotação e conotação;
- Figuras de linguagem e vícios de linguagem.
Veja o que é semântica: Sinônimos, Antônimos e Polissemia.
Agora que você já conhece os assuntos de Língua Portuguesa mais cobrados, chegou a hora de saber a melhor forma de como estudar para concursos públicos. Confira!
5 dicas para estudar para provas de português
1. Estude pensando na organizadora do concurso
Concentre seus estudos pensando na banca do concurso.
Leia editais de processos seletivos anteriores e resolva simulados por banca e também simulados de concursos anteriores do órgão que você pretende ingressar para se familiarizar com o estilo de prova.
2. Estude com apostilas voltadas para concursos públicos
Não compre gramáticas tradicionais para estudar para concursos. Compre apostilas digitais. O custo benefício costuma ser ótimo.
A explicação é que você pode gastar tempo e energia com assuntos que podem não ser abordados na prova de seu interesse como fonética.
Outra boa dica é seguir à risca um roteiro e a ordem para estudar Português para concursos públicos é: morfologia, sintaxe e semântica.
3. Mescle teoria e prática
Se você ficar só na teoria, você corre o risco de apenas decorar conceitos. Ao decorar a teoria, você sabe repetir o discurso, mas, não consegue aplicá-los.
4. Ler os enunciados das questões
Ao resolver provas e simulados, leia atentamente aos enunciados. Eles são textos e se você não entender o contexto errará a questão.
5. Leia bastante
Ao estudar para concursos públicos você precisa se dedicar a leitura de jornais e revistas. A leitura faz você estar a par do que acontece do mundo, além, claro de expandir seu vocabulário.