Eis que o caro leitor está fazendo as suas orações e se depara com a seguinte dúvida: Qual é o plural correto de Ave-Maria? Aves-Maria, Aves-Marias ou Ave-Marias?
Significado e origem da palavra Ave-Maria
Antes de respondermos estas dúvidas vamos primeiramente explicar a origem desta expressão. O termo “ave” vem do latim que significa salve. Um tipo de saudação muito comum usada no latim.
Nos filmes que retratam em seu plano de fundo as ações do Império Romano é muito comum ouvir a expressão “Ave César!” – Salve César!
Então, a saudação Ave-Maria nada mais é que Salve Maria! Uma saudação à Mãe de Jesus Cristo.
O uso do termo Ave para designar a saudação a Nossa Senhora se deu por conta da anunciação do Anjo Gabriel a Virgem de Nazaré.
“Ave Cheia de Graça, o Senhor é contigo” como é narrado no Evangelho de Lucas. Mas deixemos as questões culturais de lado e vamos tratar do que importa na nossa dica de hoje.
Afinal, qual é o plural correto de Ave-Maria?
Para entender a regra de plural dos substantivos compostos é importante estar atento quanto a forma que a palavra é escrita.
Se a palavra em questão não tiver hífen, basta seguir a regra normal de plural da língua portuguesa. Como temos nos exemplos das palavras abaixo:
- Agropecuária - agropecuárias.
- Agridoce – agridoces.
- Ferrovia – ferrovias.
- Bicampeão - bicampeões.
O segundo caso é quando a palavra possuir hífen. As regras vão variar de acordo com a classe de palavras compostas.
Substantivo + Substantivo = as duas palavras vão ao plural.
Por exemplo: Palavra – Chave / Palavras – Chaves

Exemplo: Ave (Termo Invariável) + Maria (Substantivo) = Ave- Marias
Em alguns casos as pessoas podem confundir o plural neste termo pelo fato da Ave-Maria se referir a Mãe de Jesus.
Mas neste caso não se trata especificamente da pessoa física de Nossa Senhora, mas sim uma saudação, ou seja, as Ave-Marias são diversas saudações à Mãe de Jesus e se referem as orações e não a figura da própria Maria.