As palavras na língua portuguesa possuem gêneros masculino, feminino. Mas existem outras derivações como epiceno, sobrecomum e comum de dois.
No caso da nossa dúvida em questão o substantivo couve como não termina com a letra a que normalmente é o que deriva o artigo do gênero feminino, pode trazer alguma dúvida para alguns.
Normalmente usamos os artigos definidos “O” para designar palavras do gênero masculino e “A” para designar palavras do gênero feminino.

Mas nem todas as palavras terminadas em “E” são femininas, o substantivo leite, por exemplo, é uma palavra masculina. Tanto que falamos o leite.
Exemplos:
- Ana Paula comprou a couve no supermercado.
- A couve é uma verdura rica em ferro
Substantivos epicenos, sobrecomuns e comuns de dois gêneros
Agora vamos trazer novas perspectivas de alguns substantivos quanto à flexão de gênero.
Epiceno – os substantivos epicenos são os que se referem quando ao gênero dos animais, ou seja, quando o animal possui um único gênero e a palavra não sofre flexão de gênero.
Exemplos:
- Jacaré macho X jacaré fêmea.
- Cobra macho X cobra fêmea
- Onça macho X onça fêmea.
Sobrecomum – São substantivos que dão nomes as pessoas, mas não possuem variação quanto ao gênero. Ou seja, tanto para homem ou mulher é usado o mesmo artigo definido e pode referir-se tanto para homens quanto para mulheres.
Exemplo:
- A criança, a testemunha, o ente, a criatura, a estrela de cinema, o carrasco, o anjo
Substantivo comum de dois gêneros - É quando é possível aplicar tanto o artigo definido masculino e feminino sobre a palavra. Não há mudança quanto a sua forma e a variação de gênero se dá de acordo com o artigo.
Exemplos:
- Cliente - O cliente / A cliente
- Estudante – O estudante / A estudante
- Colega – O colega / A colega
- Jornalista – O jornalista / A jornalista.
Agora que já explicamos como funciona a questão dos gêneros da couve, vamos voltar a falar da derivação dessa verdura. Afinal é couve flor ou couve-flor?
Qual é o correto de escrever, couve flor ou couve-flor?
O novo acordo ortográfico estipulou algumas regras quanto à escrita de palavras compostas. Algumas são escritas juntas e outras mantiveram o hífen.

Exemplos:
- Couve-flor
- Erva-doce
- Bem-te-vi
- Mico-leão-dourado
E quanto ao plural de couve-flor, como fica?
O plural de palavras compostas e com hífen não é uma das regras mais fáceis da língua portuguesa. No caso específico de couve-flor o plural pode ser escrito de duas formas.
Como as duas palavras são substantivos é possível optar por colocar as duas palavras no plural ou somente a primeira. Neste caso os dois casos estão corretos.

Fique ligado em nosso site, em breve traremos mais dicas que para ajudar na compreensão da língua portuguesa.