Sempre que escrevemos um texto queremos passar uma informação ou defender um ponto de vista. Este tipo de atitude nós chamamos de intencionalidade discursiva.
Ou seja, é a intenção que está explícita ou implícita no texto, na mensagem ou na informação que é divulgada.
O que é Intencionalidade Discursiva? Exemplos
Para analisarmos melhor esta questão, vamos entender o que é de fato uma intenção. Imagina um jovem rapaz ao se interessar por uma moça.
Ao tentar conquista-la suas atitudes serão mais românticas para que a menina possa perceber o verdadeiro interesse do rapaz para com ela.
Outra hipótese é durante o período eleitoral um político asfaltar ruas e oferecer favores à população em troca de ser votado, mesmo que isso não seja expresso de forma tão direta.
É comum normalmente depararmos com textos que prometem tratar de um assunto, mas quando lemos o conteúdo acabamos percebendo que a informação não é exatamente daquela forma.
No meio jornalístico ultimamente este tipo de prática tem sido muito comum, principalmente com a grande quantidade de fake news que são publicadas.
Publica-se um título com intuito polêmico, porém ao lermos a matéria percebemos que o conteúdo não é exatamente como o título trazia.
Por isso é sempre importante nos perguntarmos qual é a intencionalidade daquela publicação e o que o autor quis atingir?
Como é estruturada a linguagem dissertativa
O texto dissertativo pode ser opinativo ou argumentativo. E seu conteúdo consiste em defender um determinado ponto de vista.
Para escrever um texto dissertativo ou simplesmente uma dissertação, a exposição das opiniões sobre o tema proposto deve ser feita por meio de uma argumentação lógica, coesa e coerente.
O texto dissertativo é dividido em dois tipos. A Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.
No texto Dissertativo Argumentativo o objetivo é convencer e persuadir o leitor através de seu ponto de vista, argumentos, exemplos e fatos.
Já no texto Dissertativo Expositivo o foco não é convencer o leitor, mas apenas expor as teorias e ideias apresentadas.
A Intencionalidade Discursiva na publicidade
Diariamente as pessoas são bombardeadas com diversas informações publicitárias e muitas vezes nem se dão conta disso.
A publicidade usa de diferentes artifícios para conseguir convencer seus clientes em potencial a consumirem seus produtos, inclusive da Intencionalidade discursiva.
Empresas fazem uso dessa técnica para vender ideias e status através de suas propagandas.
Por isso é tão comum encontrar a utilização de pessoas bonitas com corpos perfeitos na venda de cervejas para causar a impressão de que pessoas bem sucedidas e felizes são as que consomem os produtos.
Esses artifícios de linguagem conotativa, ou seja, o uso do sentido figurado são uma das características mais comuns nesses casos.
Existem casos ainda em que uma coisa é dita de forma explícita, mas o sentido é outro. Como na propaganda da Caixa Econômica Federal.
Quem não se lembra do famoso slogan “Vem pra Caixa você também”? As propagandas a princípio expressam uma coisa, mas na verdade a mensagem passada é outra.
Um dos casos mais comuns de intencionalidade discursiva é o famoso 99 centavos.
Ninguém espera receber 1 centavo de troco e ao mesmo tempo a ideia de que o preço principal parecer mais barato cria-se a falta ilusão de economia de R$1,00.
A intencionalidade discursiva também é utilizada em músicas, poesias, matérias jornalísticas e outras formas de expressão de ideias.