Quando falamos uma palavra, codificamos aquela escrita em um determinado som.
Este som presente na fala com seus aspectos acústicos e fisiológicos são chamados de fonética. Já o padrão sonoro que é utilizado na linguagem é chamado de fonologia.
A fonética estuda a acústica e a fisiologia e produção da fala.
Sua função é analisar os sons na junção das vogais e consoantes quanto a sua pronúncia. Já a fonologia estuda os padrões fonéticos do som em uma linguagem.
Veja também: Fonemas - Exercícios com Gabarito - Português.
Qual é a diferença entre Fonética e Fonologia?
A sonoridade é dividida em fonética e fonologia. Como dito ambas estudam aspectos do som. Vamos entender agora as diferenças:
Fonética
Seu campo de estudo são os aspectos que envolvem a produção de som.
Estuda a parte fisiológica do corpo responsável pela produção fonética como lábios, língua, cordas vocais e a articulação da boca.
Tem a função de descrever o som da fala assim como a sua recepção auditiva, baseada nas percepções acústicas.
Além de utilizar as letras do alfabeto internacional e dar a ele diferentes transcrições fonéticas de acordo com o idioma em questão.
A fonética usa medidas acústicas como espectogramas e métodos de articulação que caracterizam os sons emitidos por meio da fala humana
Por exemplo, quando alguém pronuncia a palavra “casa”, a fonética analisa a forma como as letras /c/, /a/, /s/, /a/ serão pronunciadas.
A transcrição fonética é a forma utilizada para transcrever o som em diferentes idiomas.
Por exemplo, o fonema da consoante /j/ em português é ( jota), no espanhol sua transcrição é ( rota), mas já no inglês sua transcrição fonética é ( djay).
Fonologia
A fonologia busca formalizar os padrões de sons de maneira gramatical.
Seu estudo baseia-se como os sons se organizam dentro da linguagem desde sua estrutura silábica até aos acentos e entonações.
Seu campo de estudo é a organização dos sistemas sonoros e decifrar o seu papel linguístico e suas funções em um determinado idioma.
Explora a combinação fones em unidades sonoras que fazem diferenciar os fonemas em seus diferentes significados.
Tem a função de estudar a construção silábica, acentuação e entonação em sua estrutura.
Além de analisar as variações dos sons que podem comprometer o entendimento da mensagem.
A fonética e a fonologia se complementam a partir do ponto em que investigam e formulam a estruturação da fala em todos os seus aspectos gramaticais e sonoros.