Antes de entender o que são as orações subordinadas adjetivas, é preciso compreender o que são as orações subordinadas.
Classificação das orações subordinadas
As orações subordinadas são aquelas que dependem de outra, ou seja. exercem uma função sintática. Ela se encaixa na oração principal e funciona como adjunto adnominal.
Conforme a função desempenhada, as orações subordinadas podem ser classificadas em substantivas, adverbiais ou adjetivas.
Vamos entender um pouco de cada uma delas:
Orações subordinadas substantivas
Neste caso, as orações subordinadas substantivas exercem a função de substantivo e podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.
Orações subordinadas adverbiais
Como o próprio nome diz, as orações subordinadas adverbiais exercem a função de verbo e são classificadas em: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
Agora que entendemos as orações subordinadas subordinadas substantivas e adverbiais, é a hora de saber mais sobre as adjetivas.
Orações subordinadas adjetivas
Neste caso, as orações subordinadas adjetivas exercem a função de adjetivo e são apresentadas em duas classificações, sendo: Explicativa e Restritiva.
Vamos aprender mais sobre elas.
Classificação das orações subordinadas adjetivas
Oração subordinada adjetiva explicativa
Neste caso, a oração é separada por vírgulas da oração principal. Como o próprio nome já diz, ela é utilizada para esclarecer a qual termo se faz referência.
Ela acrescenta qualidade e destaca algum detalhe do termo antecedente.
Exemplos:
- Os jogadores de vôlei, que são iniciantes, não estão sendo pagos. (Oração principal: Os jogadores de vôlei não estão sendo pagos/ Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que são iniciantes).
- A menina, que é adolescente, está sozinha no bar. (Oração principal: A menina está sozinha no bar/ Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que é adolescente).
- O exame, que estava fácil, deixou todos aliviados. (Oração principal: O exame deixou todos aliviados/ Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que estava fácil).
- Pedro, que é o mais calmo da turma, deixou todos apreensivos. (Oração principal: Pedro deixou todos apreensivos/ Oração Subordinada Adjetiva Explicativa:que é o mais calmo da turma).
- A adolescente, que tem uma linda voz, canta na escola. (Oração principal: A adolescente canta na escola/ Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que tem uma linda voz).
- A mulher, que está acima do peso, começou a fazer exercícios. (Oração principal: A mulher começou a fazer exercícios/ Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que está acima do peso).
Oração subordinada adjetiva restritiva
No caso das orações subordinadas adjetivas restritivas, ao contrário das explicativas, o significado do antecedente é restringido e não são separadas por vírgula da oração principal por vírgulas.
Exemplos:
- As pessoas que declararam seus votos foram criticadas. (Oração principal: As pessoas foram criticadas /Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que declararam seus votos)
- As pessoas que são homofóbicas devem ser punidas. (Oração principal: As pessoas devem ser punidas./ Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que são homofóbicas.)
- As pessoas que não praticam esporte são mais sedentárias. (Oração principal: As pessoas são mais sedentárias./ Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que não praticam esporte.)
- As pessoas que são felizes vivem melhor. (Oração principal: As pessoas vivem melhor./ Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que são felizes).
- As pessoas que estão em casa podem assistir televisão. (Oração principal: As pessoas podem assistir televisão./ Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que estão em casa).
- As mulheres que estão no shopping devem fazer compras. (Oração principal: As mulheres devem fazer compras./ Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que estão no shopping).
Orações subordinadas adjetivas desenvolvidas e reduzidas
Além das orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas, elas ainda podem ser classificadas em desenvolvidas e reduzidas.
Vamos entendê-las.
Orações Subordinadas Adjetivas Desenvolvidas
Neste caso, as orações iniciam com um pronome relativo e os verbos estão no indicativo ou subjuntivo.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas
Já as orações reduzidas não se iniciam com pronome relativo e os verbos são apresentados no infinitivo, gerúndio ou particípio.
Exemplos:
- Vi a criança que chorava (desenvolvida)
- Vi a criança a chorar (reduzida)
- O homem, que fumava nervosamente, ficou calado. (desenvolvida)
- O homem, fumava nervosamente, ficou calado.(reduzida)
- Li livros que foram censurados pelo governo. (desenvolvida)
- Li livros censurados pelo governo. (reduzida)
- Arrumou o quarto que a criança bagunçou. (desenvolvida)
- Arrumou o quarto bagunçado pela criança. (reduzida)