Dicas Geografia Países e Capitais
Países da Europa Ocidental e Oriental e suas capitais
Os países da Europa foram divididos em Ocidental e Oriental. De um lado estavam os (EUA), sob a égide do capitalismo, e do outro (URSS) sob a égide do socialismo. Confira os países e suas capitais.
Após o contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a humanidade viveu um período denominado de “mundo bipolar”, quando duas grandes potências mundiais disputavam o poder.
De um lado estavam os Estados Unidos da América (EUA), sob a égide do capitalismo, e de outro a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sob a égide do socialismo.
Os países do continente europeu ficaram divididos sob o poder destes dois grupos, caracterizando um bloco na Europa Ocidental e outro grupo na Europa Oriental.
Divisão do continente europeu pós segunda guerra mundial.
Quer saber quais países pertenciam a cada um dos lados? Confira!
Quais são os países da Europa Ocidental?
Os países da Europa Ocidental são basicamente aqueles que estavam apoiados pelo regime capitalista, sob a influência dos Estados Unidos.
Atualmente são países que apresentam bom desenvolvimento econômico e social, destacando-se como alguns dos países mais bem estruturados do continente europeu.
Segundo este critério de divisão, que leva em consideração os aspectos histórico-culturais, os países da Europa Ocidental e suas capitais são:
- Alemanha: Berlim
- Andorra: Andorra-a-Velha
- Bélgica: Bruxelas
- Dinamarca: Copenhague
- Espanha: Madrid
- Finlândia: Helsinque
- França: Paris
- Grécia: Atenas
- Islândia: Reiquiavique
- Irlanda: Dublin
- Itália: Roma
- Liechtenstein: Vaduz
- Luxemburgo: Luxemburgo
- Malta: Valeta
- Mônaco: Monaco-Ville
- Noruega: Oslo
- Países Baixos: Amsterdã
- Portugal: Lisboa
- Reino Unido: Londres
- São Marino: San Marino
- Suécia: Estocolmo
- Suíça: Berna
Quais são os países da Europa Oriental?
A região da Europa Oriental é também conhecida como Leste Europeu. Com a divisão do mundo entre os blocos socialista (URSS) e capitalista (EUA), a fronteira entre as duas europas – Oriental e Ocidental – ficou mais clara.
A parte da Europa Oriental se estende desde a fronteira germano-polonesa, Hungria, Eslovênia, Croácia até os montes Urais, os quais estão localizados entre a Europa e Ásia, considerados como a fronteira natural entre estes dois continentes.
Os países que constituem o Leste Europeu, ou a Europa Oriental, estavam em sua grande maioria apoiados ao regime soviético.
Alguns destes enfrentam atualmente conflitos geopolíticos, étnicos e religiosos, bem como uma dificuldade em seu desenvolvimento econômico e social.
São países da Europa Oriental, bem como suas capitais:
- República Tcheca: Praga
- Hungria: Budapeste
- Romênia: Bucareste
- Eslováquia: Bratislava
- Bulgária: Sofia
- Eslovênia: Liubliana
- Croácia: Zagreb
- Montenegro: Podgoriza
- Sérvia: Belgrado
- Albânia: Tirana
- Bósnia Herzegovina: Sarajevo
- Macedônia: Escópia
- Chipre: Nicósia
- Armênia: Yerevan
- Bielorrússia: Minsk
- Azerbaijão: Baku
- Ucrânia: Kiev
- Geórgia: Tbilisi
- Rússia: Moscou
- Turquia: Ancara
- Moldávia - Chisinau
- Estônia - Tallinn
- Letônia - Riga
- Lituânia - Vilnius
- Polônia – Varsóvia
Diferenças hoje entre os países da Europa Ocidental e Oriental
Existem profundas diferenças entre os países europeus, já que a cultura europeia não é homogênea.
Os vários acontecimentos históricos (Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria) deixaram marcas nas formas pelas quais estes países se desenvolveram ao longo do tempo.
Alguns dos países da Europa Ocidental estão entre os mais desenvolvidos do mundo (Alemanha, o Reino Unido, Suécia, Suíça), com destaque tanto para o crescimento econômico, quanto para a qualidade de vida da população.
Já alguns países da Europa Oriental, ou Leste Europeu, enfrentam ainda dificuldades para estabilizar suas economias.
Com o fim da Guerra Fria (dissolução da URSS) e a expansão do capitalismo pelo mundo, estes países tiveram algumas limitações para sua reestruturação.
Estes países possuem histórias muito antigas, marcadas pela presença de vários grupos étnicos e religiosos, por isso, existem também muitos conflitos que os envolvem.
Os países do Leste Europeu aderiram, após a Guerra Fria, ao grupo denominado de Comunidade dos Estados Independentes-CEI, exceto a Estônia, a Letônia e a Lituânia.
Divisões do continente europeu
Existem várias outras formas de divisão do continente europeu, sendo a mais aceita delas aquela que considera quatro sub-regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Leste Europeu e Europa Meridional.
Essa classificação é a mais aceita pela Organização das Nações Unidas-ONU e se pauta em critérios geográficos.
Existe ainda outra divisão regional importante da Europa, a qual classifica o território do continente em: Europa Nórdica; Europa Central; Península Ibérica; Leste Europeu; Península das Balcãs e Países Bálticos.
Desta forma, a divisão do continente europeu em duas partes – Oriental e Ocidental – não é a única caracterização aceita mundialmente.
Essa forma de divisão do território é pautada em critérios histórico-socioculturais organizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO.