“E por falar em saudade...” Afinal o correto é escrever sinto saudade ou saudades?
Nesta dica iremos mostrar a forma correta de usar este sentimento que nós falantes da língua portuguesa usamos com tanta propriedade e até com certa peculiaridade.
Sinto Saudade ou Sinto Saudades? Qual o correto?
Gramáticos tradicionais aceitam somente a forma saudade, no singular, mas a questão não é consenso nem entre os linguistas.
A explicação para isso é embasada na própria palavra. Por se tratar de um substantivo abstrato, não existe a possibilidade de ser enumerado e nem quantificado.
Afinal, ninguém conta uma, duas ou três saudades. Mas com o uso frequente dos falantes na forma plural, alguns gramáticos passaram a aceitar as duas maneiras.
Os novos gramáticos argumentam que a semântica da palavra pode sim ser quantificada, pois é possível sentir saudade de vários e diferentes momentos da vida, como veremos nos exemplos abaixo.
- Sinto saudade da época em que eu vivia no interior
- Sinto saudades da época em que eu vivia no interior
Sendo assim, usar (sinto saudade ou sinto saudades) está correto das duas maneiras.
Outros substantivos abstratos similares a saudade
Outros substantivos abstratos que certamente você já viu escrito no plural foram ciúmes e felicidades. O que se enquadra na mesma situação da saudade, pois não é possível contar a felicidade e nem o ciúme.
Embora sinta-se muito ou pouco, isso não tem um valor exato. Quando temos o sentido semântico da palavra alterado, não é uma coisa ruim. Isso só mostra o quanto a língua está viva e em constante processo de mudança.
Talvez você não saiba, mas essa alteração aconteceu nas palavras parabéns (antes parabém) e pêsames (antes pêsame), que hoje são apenas usadas no plural.
Curiosidade sobre a palavra saudade
Certamente você já ouviu dizer que a palavra saudade é uma particularidade da língua portuguesa, mas isto é um ledo engano.
A palavra está presente em outras línguas derivadas do latim como o espanhol (soledad) e o catalão (soledat), mas o sentido não é voltado para o sentimento da falta de outra pessoa.
Nas demais línguas, a palavra saudade tem o sentido de sentir falta do lar e não da solidão da ausência de outra pessoa como no português.
Substantivo Abstrato, você sabe o que é?
Nesta dica falamos tanto dos substantivos abstratos, mas você sabe o que é como identifica-los?
Os substantivos abstratos são palavras com a função de indicar seres que precisam de outros para existir, ou seja, sem existência própria.
Normalmente são categorias imateriais ligadas aos sentimentos, sensações, ações, estados, noções, qualidades e defeitos dos indivíduos.
Veja alguns exemplos de substantivo abstrato:
- Qualidades: honestidade, bondade, beleza
- Defeitos: inveja, feiura, rancor
- Noções: tamanho, peso, altura e cor.
- Estados: velhice, ilusão, pobreza e doença.
- Ações: arrumação, viagem, crescimento e compra.
- Sentimentos: saudade, amor, alegria e tristeza.
- Sensações: fome, sede, calor e enjoo.
Porém, vale lembrar que por questão semântica o substantivo abstrato dependendo da aplicação na frase pode também ter valor de substantivo concreto (que definem os seres que possuem existência própria e não são dependentes de outros).
É comum que se diga que o substantivo concreto é o oposto do abstrato. Mas semanticamente o mesmo substantivo pode ocupar as duas classificações de acordo com a aplicação nas orações.
Exemplos:
- A imagem da musa do carnaval deve ser emoldurada ( objeto – Concreto)
- A imagem que faziam dela não era positiva ( noção –abstrato)