
correto e quando usar?
De acordo com a língua portuguesa, as três formas estão corretas (esta, estar e está) e existem no nosso idioma, a diferença é o significado de cada um e a classificação gramatical.
O que temos é que esta é um pronome demonstrativo, estar e está são verbos sendo que o primeiro na forma infinitiva e o segundo na conjugação da terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Os verbos estar e está
Para melhor entendimento vamos dividir as explicações de acordo com a classe gramatical. Para começar, vamos tratar dos verbos estar e está.
Como dissemos no parágrafo anterior, a forma estar encontra-se no infinitivo, (pode estar; vai estar; devo estar). Já a forma está é o verbo conjugado, (Juliana está bonita).
Normalmente a confusão na escrita parte da informalidade da nossa oralidade. Ou seja, como muitas vezes temos o hábito de comer o “r” na pronúncia, muitas pessoas acabam confundindo na hora da escrita.
Situação semelhante acontece com o verbo dar (no infinitivo) e dá (na forma conjugada). Mas quase sempre falamos “dá” para as duas formas verbais.
Quando usar o verbo estar ou está?
O verbo estar na forma do infinitivo pessoal deve ser principalmente usado nas locuções verbais (quando temos mais de um verbo junto), quando o verbo possuir regência de uma preposição ou quando o sujeito da oração não estiver definido.
Exemplo:
- Maria deve estar preocupada com as notas da faculdade.
- Meu pai deve estar chegando em breve
- Camila deve estar feliz com a promoção no trabalho.
- Odirlei deve estar doente, ele não tem ido ao futebol.
Já a forma verbal está é usada no presente do indicativo.
Ela demonstra uma ação que ocorre naquele exato momento em que é narrado. Podem também indicar uma ação habitual, uma característica do sujeito ou um estado permanente de uma situação.
Exemplo:
- Marcio está com Covid-19.
- Cleide está ocupada cuidando da tia.
- Vinícius está desempregado.
- Lívia está apaixonada por um advogado.
Conjugação do verbo estar - Presente do indicativo:
- (Eu) estou
- (Tu) estás
- (Ele) está
- (Nós) estamos
- (Vós) estais
- (Eles) estão
Como diferenciar o estar do está?
Existe um macete que usamos para diferenciar o estar do está de forma simples. Basta fazer a substituição da palavra com dúvida pela outra.
- Exemplo: Fernanda deve está ou estar dormindo?
E o pronome demonstrativo esta?
Mas temos também mais um termo a ser estudado, o esta.
Pode parecer estranho, mas mesmo tendo classe gramatical diferente, muitas pessoas usam o termo esta como sendo o está, principalmente nas redes sociais, quando esquecem de acentuar o verbo.
O esta é um pronome demonstrativo e indica o lugar em que a pessoa ou coisa se encontra.
Essa relação pode ocorrer em termos de espaço, tempo ou discurso. O pronome esta dá sempre a ideia de proximidade da primeira pessoa do discurso.
- 1ª pessoa: este, esta, isto;
- 2ª pessoa: esse, essa, isso;
- 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo
Aplicação no espaço
- Exemplo: Esta casa é minha (indica que a casa está próxima do emissor da mensagem)
Aplicação no tempo
- Exemplo: Esta semana será de muito trabalho ( indica que o emissor está em proximidade com aquele fator no tempo.
Aplicação no discurso
- Exemplo: Esta nova norma da empresa irá gerar descontentamento dos funcionários.
Agora que já tiramos as suas dúvidas, não vale mais errar na hora de escrever. Para ficar por dentro de mais dicas, acompanhe o nosso site.