Dicas Português Hífen

É guarda-roupa, guarda roupa, guardarroupa ou guardaroupa?

É guarda-roupa, guarda roupa, guardarroupa ou guardaroupa? Tem ou não hífen? Hoje vamos descobrir como é a escrita correta desta palavra, e também seu plural.

Foto de perfil Rafael Thomas
Rafael Thomas em 20/05/2023 13:56:01
Jornalista - Redator

Foto de perfil Rafael Thomas
Rafael Thomas em 20/05/2023 13:56:01
Jornalista - Redator
Profissional de Comunicação e Marketing com sólida experiência em Comunicação Interna, ações corporativas, treinamento de colaboradores, endomarketing e produção de conteúdo.

Deixe seu comentário

Usuário
Por CARLOS EDUARDO CASTILHO em 17/05/2023 10:59:11
Aplica-se a regra abaixo no caso analisado?

"Maiúsculas e minúsculas em compostos com hífen

Conforme o Manual de redação da Presidência da República (p. 26), em palavras com hífen, após se optar pelo uso da maiúscula ou da minúscula, deve-se manter a escolha para a grafia de todos os elementos hifenizados: pode-se escrever “Vice-Presidente” ou “vice-presidente”, mas não “Vice-presidente”.

Em nomes próprios, ambos os elementos do composto com hífen devem ser escritos com iniciais maiúsculas. Por exemplo, Grã-Bretanha; Timor-Leste; Associação Latino-Americana de Integração; Organização Pan-Americana da Saúde."
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 20/05/2023 09:38:49🎓 Equipe Gabarite
Olá, Carlos Eduardo

Muito obrigada por entrar em contato conosco e nos alertar.

A palavra guarda-roupa realmente não deve ser escrita com a primeira inicial em maiúscula, visto que não se refere a um nome próprio.

Citando o Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty, devemos usar inicial maiúscula em nomes de instituições tratadas como nomes próprios: "Universidade de Brasília", Igreja Católica; e quando o substantivo deixe subentendido os termos "a Embaixada", "o presidente da República" (da República
Federativa do Brasil), por exemplo.

Continue acompanhando nossos conteúdos.
Usuário
Por Guilherme R Tissot em 12/12/2024 05:09:55
Prezados Carlos Castilho e Sumaia Santana, a minha questão, por ter loja de móveis e por ver tantos fornecedores e mesmo sites de vendas de móveis no e-commerce escrevendo Guarda Roupa é sobre quando se inicia o título ou o nome do produto com tal palavra, que, sim, eu já sabia que se mantinha com hífen, pela sua própria etimoloogia. Por exemplo, pensem quando eu vou criar o anúncio de um guarda-roupa em redes sociais ou postar em Marketplaces como o Mercado Livre, dentre outros: eu não posso iniciar o nome do produto com minúscula "guarda-roupa 6 Portas com Espelhos...", ficaria ridículo. Tenho de começar com "Guarda-roupa ou Guarda-Roupa" e aí que fico sempre confuso sobre qual seria o mais apropriado de acordo com a gramática padrão, pois, não só no caso de guarda-roupa, mas inúmeras palavras compostas com hífen, não correspondem a nomes próprios de lugares ou instituições, mas de objetos ou até mesmo animais, plantas etc. Eu tendo a iniciar meus anúncios com "Guarda-roupa....", mas gostaria da opinião de vocês. Obrigado! — G R TISSOT.

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.