
Como participar?
Saiba como ser jovem aprendiz no Senac, confira dicas para ter bom desempenho na prova e também quais são os direitos trabalhistas do jovem aprendiz previstos na Lei da Aprendizagem.
O que significa ser Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz é o programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos, cujo objetivo é inseri-los no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fornecer educação profissional. O limite de idade não se aplica aos candidatos portadores de deficiência.
O aprendiz deve estar no ensino fundamental e médio, podendo trabalhar em empresas de médio e grande parte públicas e privadas e o mais comum das atividades desempenhadas pelo jovem aprendiz é na área administrativa, permitindo a conquista de experiência corporativa.
Lei da aprendizagem do Jovem Aprendiz
A Lei nº10.097/2000 regulamenta a aprendizagem. Essa lei diz que empresas de médio e grande porte podem ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.
O contrato de trabalho tem duração máxima de dois anos, os quais o aprendiz concilia o trabalho na empresa com curso de formação profissional numa entidade sem fins lucrativos, como o Senac.
O empregador também tem a obrigação de registrar a carteira de trabalho do jovem aprendiz, bem como cumprir as demais regras trabalhistas: salário mínimo vigente, vale-transporte, descanso remunerado, FGTS, 13º salário e férias (preferencialmente durante o recesso escolar).
Carga horária do Jovem Aprendiz do Senac
Em relação a carga horária, o aprendiz trabalha de 6 a 8 horas diárias.
Se o jovem estiver no ensino fundamental são seis horas e, se estiver no ensino médio, trabalha 8 horas. No caso da jornada de 8 horas, essas deverão ser a soma da atividade profissional com o curso profissionalizante.
A jornada é sempre de segunda a sexta, sendo que dos cinco dias desempenhando obrigações na empresa, um dia é destinado exclusivamente ao curso que é feito presencialmente em horário determinado pela instituição de ensino.
Ainda sobre o horário de trabalho, a lei da aprendizagem proíbe que o jovem trabalhador desempenhe suas funções das 22 às 5 da manhã, faça hora extra e compensação de horas.
Empresas que desobedecem qualquer diretriz da Lei nº10.097/2000 são multadas pelo Ministério do Trabalho.
Por que ser Jovem Aprendiz pelo Senac?
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi fundado em 1946 na cidade de São Paulo por força do decreto-lei nº8.621.
O Senac é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de preparar as pessoas para o mercado de trabalho por meio de cursos, principalmente nas áreas do comércio, serviços e turismo.
Presente em mais de 2 mil cidades brasileiras, muitas delas por meio do Senac Móvel, a instituição possui em seu portfólio cursos livres, técnicos e desde 1989 oferece cursos superiores.
A graduação é dividida em bacharelado e tecnologia e em pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado profissional e mestrado acadêmico).
A instituição é respeitada pelos empregadores e, por isso, ser jovem aprendiz no Senac pode ser um excelente começo profissional.
Os cursos profissionalizantes da instituição fazem enorme diferença no currículo por oferecerem exatamente o que o mercado exige, isso em várias profissões.
Como se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz no Senac SP?
Os requisitos são: idade de 14 a 24 anos (limite de idade não se aplica aos portadores de deficiência) e cursar ensino fundamental ou médio.
Confira o passo a passo para você se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz no Senac em São Paulo.
1. Entre no site do Senac destinado à aprendizagem
Clique nesse link depois, vá para “Para você que procura uma oportunidade” e clique em “Quero ser um aprendiz”;
2. Você verá o título “Onde posso encontrar empresas contratantes?”
Você poderá clicar em “Acessar área exclusiva” para ser redirecionado a uma página de cadastro, clicar em “Oportunidades externas” e, por fim, clicar em “jovem aprendiz”.
A outra opção é clicar em “Acessar o TAQE”. O TAQE é um aplicativo gratuito para o candidato se conectar com empresas contratantes.
3. Acessar o Banco de Talentos
O candidato ainda pode escolher acessar o “Banco de Talentos” do Senac. Na mesma página dos itens anteriores, basta clicar em “Acessar o Banco de Talentos” e seguir as orientações.
Obs: Para outras cidades, consulte no site da Instituição, a unidade Senac da sua região.
O que estudar para provas de Jovem Aprendiz no Senac?
Veja o que geralmente é abordado nos processos seletivos:
- Língua Portuguesa: Ortografia, Acentuação, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Pronomes, Emprego verbal, Interpretação verbal;
- Matemática: Operações com números inteiros e racionais, Razão e proporção, Porcentagem, Equação de 1ºgrau, Sistema métrico e Raciocínio lógico;
- História: Da descoberta até o processo de redemocratização do Brasil;
- Geografia: Espaço geográfico, Cartografia, Hidrografia, Clima, Relevo, Vegetação do Brasil, Globalização.