
divertir dentro e fora de casa
O jogo competitivo é a modalidade perfeita para quem gosta de uma boa disputa e, principalmente de vencer.
Este tipo de jogo é caracterizado por ter adversários e regras a serem seguidas, e que no final sempre há um ganhador. Mas não se engane, o objetivo é estimular a competição justa entre os participantes.
Estes tipos de jogos podem ser explorados sob diferentes habilidades, sejam jogos intelectuais, estratégicos, esportivos, reflexivos e vários outros.
E o melhor: alguns podem ser jogados até mesmo por crianças, para estimular a competição saudável.
Jogos competitivos para se jogar dentro de casa
Aqui vamos listar mais de 21 boas opções de jogos competitivos para jogar dentro ou fora de casa. Vem conferir!
- Poker
- Jogo da Velha
- Pique-pega
- Uno
- Futebol
- Voleibol
- Basquete
- Tênis de mesa
- Judô
- Corrida de obstáculos
- Queimada
- Corrida
- Corrida de sacos
Vamos ver mais jogos competitivos para se jogar dentro e fora de casa e explicar alguns deles, os mais populares.
14. Xadrez
O jogo de xadrez ganhou grande notoriedade nos dias atuais após o lançamento de uma série como título de O Gambito da Rainha, que conta a história de Elizabeth Harmon, uma menina que desenvolve desde pequena uma habilidade fora de série para jogar xadrez.
O jogo é de tabuleiro, disputado entre dois participantes, representados por peças de cores opostas, geralmente nas cores pretas e brancas.
As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.
Jogos competitivos: Xadrez.
15. Damas
Este também é um jogo de tabuleiro e pode ser jogado em casa. O princípio é o mesmo do xadrez: dois jogadores e peças de cores opostas.
Neste caso, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
16. Baralho
Com baralho, há várias opções para jogos, como copa fora, sueco, buraco, caixeta e a mais conhecida: o truco.
Geralmente o jogo é composto por quatro jogadores, que recebem três cartas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia.
Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada. Ganha o jogo quem fizer 12 pontos primeiro.
Jogos competitivos: Baralho.
17. Acerte o Alvo
Como o próprio nome diz, o objetivo é acertar o alvo. O mais legal é que pode ser feita de diversas maneiras e em espaços grandes pode se tornar ainda mais divertida.
O alvo pode ser feito por giz, fita adesiva ou qualquer outro meio. Cada jogador deve tentar acertar os círculos para acumular o maior número de pontos. Ganha quem tiver o maior número de pontos no final de todas as rodadas.
18. Dominó
Neste jogo, cada jogador deve tentar encaixar suas pedras nas extremidades do jogo na mesa. O objetivo é conseguir colocar todas as pedras na mesa, quem fizer primeiro, ganha.
O jogo acaba também quando o jogo é fechado, ou seja, quando não é possível mais fazer jogadas pois as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais.
Jogos competitivos para se jogar fora de casa
19. Capture a bandeirinha
Este é um jogo competitivo clássico que marcou gerações passadas. Neste jogo é preciso uma área espaçosa e dois grupos, geralmente com 5 integrantes cada um.
Com a área dividida ao meio, o objetivo é pegar a bandeira do grupo adversário e a levar para o seu campo. O detalhe é que tem que passar por todo o campo adversário sem ser tocado. Ganha quem conseguir pegar a bandeira primeiro.
20. Cabo de guerra
Este jogo também é praticado em equipes e é muito competitivo, basta basicamente uma área espaçosa e uma corda. O ideal é ter no mínimo três pessoas em cada grupo.
O objetivo é puxar a corda para fazer com que o primeiro integrante do grupo adversário ultrapasse a marcação. Ganha a equipe que não passar a marca.
Jogos competitivos: Cabo de Guerra.
21. Caça ao tesouro
Este tipo de jogo pode ser feito em diversos espaços, principalmente onde os participantes tenham como se locomover. O objetivo é encontrar o objeto escondido, no caso o tesouro.
Pistas enigmáticas devem ser espalhadas pelo local, a fim de fazer com que os participantes percorram outros locais até encontrar o tesouro.
O importante é fazer com que uma pista leve a outra. Ganha quem conseguir resolver todos os enigmas primeiro e achar o tesouro.