
A Revolução industrial ocorreu na Inglaterra no século XVIII e é definida como um processo de intensas transformações, tanto no âmbito econômico como no âmbito social e cultural.
O que foi a Revolução industrial?
Esta é caracterizada como um processo de mudanças que proporcionaram a substituição das ferramentas artesanais pelas máquinas, isto é, foi a substituição do sistema de produção artesanal pelo sistema fabril.
Estas alterações reestruturam totalmente a produção, que passou a ser acelerada e gerar resultados em grandes escalas.
Ao mesmo tempo que ocorria a ampliação da produção, se exigia também um aceleramento no fornecimento de matéria-prima, mão-de-obra qualificada e mercado consumidor.
Estas demandas exigiram também transformações nos meios de transporte, pois existia a necessidade de reduzir o tempo de deslocamento entre as regiões.
Houve também um grande êxodo de pessoas que saiam das áreas rurais, para buscarem emprego nas cidades.
Dessa forma, a revolução industrial possibilitou o crescimento e o desenvolvimento das cidades, que tiveram que se modificar atendendo as novas demandas, como um maior número populacional e novos meios de transporte como a locomotiva a vapor.
Locomotiva a vapor, uma das grandes inovações tecnológicas da Revolução industrial.
Por que a Revolução industrial ocorreu na Inglaterra?
A Inglaterra no século XVIII possuía as condições necessárias para um desenvolvimento da indústria:
- A Inglaterra tinha em seu território um grande número de reservas de carvão mineral, sendo este naquele período a principal energia para executar as máquinas e também os meios de transporte que estavam surgindo, como a locomotiva a vapor.
- A Inglaterra também tinha reservas de minério de ferro que era a matéria-prima fundamental para a produção.
- Entre os séculos XVI e XVII houve uma expansão do comércio inglês, que somado a uma importante estabilidade política do país proporcionou um maior poder econômico da burguesia. Esta por sua vez, possuía capital financeiro suficiente para o investimento nas máquinas e no progresso técnico.
- Com a Revolução Gloriosa que ocorreu no século XVII houve a execução da chamada “Lei de Cercamento de Terra.” Esta fez com que diversos camponeses se mudassem para as cidades em busca de empregos. Na mesma época, a propriedade privada se tornou um direito constitucional, sendo esta um dos pilares para a formação do capitalismo industrial da Inglaterra.
- A Inglaterra possuía um intenso mercado consumidor que facilitava a produção em larga escala.
- As colônias no continente africano dominadas após a expansão marítima européia garantia o fornecimento de matéria-prima e mão-de-obra barata.
Consequências da Revolução industrial
A Revolução industrial ocorreu primeiramente na Inglaterra, mas modificou profundamente as relações econômicas, política, sociais e culturais de todo o mundo.
É preciso ressaltar que apesar dos avanços conquistados a partir desse processo como a produção em larga escala, a diminuição dos preços, o aumento do consumo e o progresso tecnológico, também podemos elencar alguns aspectos negativos.
Com a substituição do trabalho artesanal pelas máquinas gradualmente houve também um aumento nas taxas de desemprego.
O uso das máquinas a vapor ampliou a poluição ambiental e também sonora nas cidades, assim como o grande contingente populacional ocasionado com o êxodo rural resultou num crescimento desordenado das cidades.