
dos Estados Unidos da América
(EUA)
Após o aumento da exploração da Inglaterra através dos impostos e tributos sobre os colonos das 13 colônias da América, estes se revoltaram e em 4 de Julho de 1776 colocaram um fim na sua relação com a metrópole inglesa e se tornaram os Estados Unidos da América.
A independência só foi reconhecida com a assinatura da Declaração de independência dos Estados Unidos. Prepare-se, resolva questões de concurso sobre este assunto.
A Declaração de independência dos Estados Unidos
Em 7 de Junho de 1776 o Congresso reuniu um comitê de 5 pessoas para elaborar a declaração que tornasse reconhecida a independência das 13 colônias frente a Inglaterra.
A primeira versão foi redigida por Thomas Jefferson e posteriormente essa versão recebeu novas alterações e inclusões realizadas pelos outros membros do comitê: John Adams, Benjamin Franklin, Roger Sherman e Robert R. Livingston.
Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Entretanto, a declaração ficou conhecida tendo como seu principal autor Thomas Jefferson.
Quem foi Thomas Jefferson?
Thomas Jefferson era natural do estado da Virginia nos Estados Unidos e era filho de grandes proprietários de terra, recebendo estas após a morte dos seus pais.
Formou-se em Direito em 1767 e em 1769 ingressou na estrutura política das colônias, sendo eleito para a Câmara dos Burgueses.
Thomas Jefferson: redigiu a primeira declaração de independência dos Estados Unidos.
Antes mesmo de redigir a declaração de independência, ele sempre se posicionou em favor do rompimento das colônias com a Inglaterra, e em detrimento disso, em 1774 publicou a obra “A Summary View of the Rights of British America” argumentando em favor da independência.
Em 1775 ele foi nomeado Delegado da Virginia, o que possibilitou a sua indicação para escrever a declaração em 1776.
Características da de independência dos Estados Unidos
Após a votação no dia 2 de julho de 1776 no Congresso que decidiu pela independência, a declaração foi escrita por Thomas Jefferson com o objetivo de legitimar e justificar a independência das 13 colônias, que naquele momento, era algo inevitável.
Os primeiros argumentos da declaração são críticas feitas á metrópole inglesa e aos abusos do rei. Nesse viés, ela foi escrita em duas questões centrais, a primeira os direitos individuais e a segunda o direito a revolução.
A declaração foi aprovada no dia 4 de Julho de 1776 durante o Segundo Congresso Continental que ocorreu na Filadélfia, na Pensilvânia.
De inicio o documento foi publicado em diversos jornais que contribuíram para circulação das suas ideias e estas foram lidas por diferentes públicos da colônia.
A declaração teve influência de alguns pensadores
A escrita do documento era objetiva e simples, contudo alicerçada pelos embasamentos filosóficos e pelas ideias iluministas que circulavam no período.
Thomas Jefferson, em seu texto, elaborou uma reflexão sobre os valores naturais da humanidade, sobre a soberania do povo e da fundamental liberdade humana.
Este se apropriou também das contribuições do pensador iluminista John Locke, e afirmava que as verdades por ele apresentadas na declaração eram evidentes e inquestionáveis.
Desse modo, a declaração posteriormente se transformou num documento perene, sendo utilizada para evidenciar diversas dimensões dos direitos naturais dos seres humanos e da sociedade.
As ideias sobre a liberdade e a soberania do povo irão fornecer argumentos também para a escrita da primeira Constituição dos Estados Unidos em 1787.