
modo de produção feudal
O modo de produção característico da Idade Média se chamava de feudalismo. Esse sistema para além de orientar a economia do período, organizava também todo o modo como à sociedade se estruturava hierarquicamente e se relacionava.
- Prepare-se resolvendo questões de História com gabarito.
A partir do século XI o sistema feudal começa a decair, iniciando lentamente a transição para a estruturação do sistema capitalista, que será plenamente efetivado no século XVIII.
O surgimento do feudalismo
O surgimento do feudalismo esta relacionado com os modos de organização econômico, político, social e cultural dos romanos, representados pelo Império Romano do Ocidente e os povos germânicos, que entraram no Império, sobretudo a partir do século V.
Dentro da sociedade romana já existia uma forte economia sustentada pela agricultura, uma hierarquia entre os trabalhadores, sejam eles clientes, colonos ou camponeses, com os chefes do poder político e econômico.
Da cultura germânica o feudalismo sofrerá influencia do sistema de trocas, o poder autoritário do chefe militar e o individualismo do chefe politico.
O modo de produção feudal
A base do sistema feudal era a produção agrícola de baixo custo e sem excedentes. As terras destinadas ao cultivo eram divididas em: manso senhorial manso servil e manso comum.
O manso senhorial eram as terras dos senhores feudais, o manso servil eram as terras dos senhores que eram utilizadas por meio de taxas para o trabalho dos camponeses e o manso comum que eram as terras para todos os habitantes do feudo.
O modo de produção feudal tinha como principal característica a autossuficiência regida pelas trocas comerciais vistas como naturais, sem relações comerciais externas.
Ou seja, toda a produção era destinada a subsistência do próprio feudo sem relações comerciais e as trocas eram feitas através de mercadorias e não em moedas. Os servos, que eram os camponeses trabalhavam nas terras dos senhores feudais, contudo deveriam em troca pagar taxas aos senhores.
A manutenção do sistema era dada através dos impostos pagos pelos servos aos seus senhores, imposto sobre a produção e sobre o serviço.
O sistema social da Idade Média, entre reis, clero, nobres e servos, isto é, uma sociedade extremamente divida em camadas sociais e sem mobilidade, contribui para a manutenção do feudalismo.
Neste período não existia mais escravidão, mas existia servidão, o servo estava ligado a terra e esta era um bem coletivo.
Agricultura no período do Feudalismo.
Impostos no Sistema Feudal
Dentre as obrigações dos servos estavam à corveia, as banalidades, talha e a capitação. A corveia era a obrigação pelos trabalhos realizados nas terras ou na casa do senhor feudal, esta prestação de serviço era obrigatória e podia envolver também o plantio nas terra do senhor, o que era chamado de manso senhorial.
As banalidades era o imposto em forma de produtos e mercadorias que se referia a utilização das acomodações do castelo senhorial, dessa forma, se fosse necessário o uso do moinho do castelo, o servo deveria pagar em mercadoria para o senhor.
A talha correspondia ao pagamento do servo de metade de toda a produção de suas terras ao senhor feudal. A capitação era a taxa que equivalia a cada membro da família.