
tipo de esporte
Você sabe o que são os esportes de invasão? Mesmo que nunca tenha ouvido falar desse tipo de modalidade, eles são mais familiares do que você imagina.
Além de explicarmos o que são e quais as características, você ainda conhecerá exemplos de 5 esportes de invasão e um pouco da história de cada um.
21 jogos competitivos para se divertir dentro e fora de casa.
O que são e quais as características?
Os esportes de invasão são aqueles que, para marcar pontos, é preciso conduzir a bola para a área da quadra do time adversário. Familiar essa descrição, não é mesmo? O futebol é o maior exemplo desse tipo de esporte.
Boa parte dos esportes de invasão são praticados em espaços retangulares.
No futebol, por exemplo, as redes onde a equipe adversária precisa levar a bola, estão localizadas no fundo do campo. Essas redes têm de 90 a 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura.
Dentre as características dos esportes de invasão estão o toque de bola, recepções e lançamentos. O esporte de invasão possuem duas fases: defensiva e ofensiva, conheça os detalhes de cada uma:
Fase defensiva
- Anular as finalizações criadas pelo adversário;
- Recuperação da bola;
- Impedir que o adversário ataque;
- Proteger a baliza (gol ou rede);
- Não deixar a equipe contrária se movimentar em quadra/campo.
Fase ofensiva
- Conservar a posse de bola;
- Construir jogadas ofensivas;
- Avançar para a área do adversário;
- Criar finalizações;
- Finalizar a baliza adversária.
5 exemplos de esportes de invasão
Confira 5 exemplos de esportes de invasão sua origem e um breve histórico de cada um:
1- Futebol
O futebol surgiu na China há mais de 5 mil anos, porém, a versão moderna do esporte apareceu no século 19 na Inglaterra. O futebol moderno foi uma resposta dos clubes de rugby que não aceitavam as regras e decidiram criar outro esporte.
Durante todo o século 19 foram introduzidos os conceitos como pênalti, cobrança de lateral com as mãos, árbitro e goleiro.
O esporte chegou ao Brasil com o imigrante inglês Charles Miller em 1894. Os jogadores usam dribles, chutes, passes e conduções para fazer gols.
2- Handebol
O handebol foi criado em 1919 pelo professor de Educação Física Karl Schelenz em Berlim, capital da Alemanha e era praticado somente por mulheres e em gramados.
Chegou no Brasil na década de 30 com os imigrantes alemães. Foi praticado somente no estado de São Paulo até os anos 60 quando popularizou-se no restante do país.
O esporte é jogado quadras fechadas com as medidas de 40 x 20 metros. Cada time possui 7 jogadores e as bolas têm diâmetros diferentes: 58,4 de circunferência para homens e 56,4 para mulheres.
As partidas de handebol duram 1 hora (dois tempos de 30 minutos).
O jogador pode dar três passos antes de arremessar a bola, não podendo ultrapassar 3 segundos. O esporte tem dribles, passes, recepções e arremessos, estes, usados para fazer gols.
3- Basquete
O basquete foi criado em 1891 por James Naismith, um professor canadense de Educação Física que trabalhava em Massachusetts.
O objetivo de Naismith era um esporte jogado em local fechado devido ao frio, com pouco contato físico e jogado com as mãos.
Chegou ao Brasil em 1896 e foi o primeiro país da América do Sul a jogar.
O basquete é jogado em uma quadra, com 28 metros de comprimento x 15 metros de largura. O espaço possui dois cestos nas extremidades que estão a 3,05 metros do chão.
As equipes são compostas por 5 jogadores: amadores (centro de quadra), extremos (linhas laterais) e pivôs (arremessadores) que jogam por 40 minutos (4 tempos de 10).
As jogadas mais comuns são a bandeja, jump e a enterrada e os jogadores não podem dar mais de 2 passos com a bola.
4- Futsal
O futsal foi criado no Uruguai pelo professor de Educação Física Juan Carlos Ceriani Gravier na década de 30. Chegou ao Brasil em 1935 e logo passou a ser chamado de futebol de salão.
O esporte é praticado em quadra retangular com 24 x 42 metros de comprimento por 15 x 22 metros de largura. Cada partida tem 40 minutos, divididos em dois tempos, onde o técnico pode fazer várias substituições a qualquer momento.
Cada time tem 5 jogadores, sendo que o goleiro (equivalente o zagueiro no futebol) e o atacante são chamados de jogadores fixos. São usados passes, chutes, dribles e cabeceios.
5- Rúgbi
A criação do rúgbi aconteceu na Inglaterra no ano de 1823. O inventor do esporte foi William Webb, um estudante britânico. Diz a lenda que ele estava jogando futebol quando pegou a bola e correu para o gol.
Existem duas modalidades, o Rúgbi 15 com 15 jogadores em cada time e o Rúgbi Sevens com 7 jogadores em cada time.
O esporte chegou ao Brasil em 1891 pelas mãos de Charles Miller, o mesmo que trouxe o futebol para o país.
Os gramados de rúgbi possuem comprimento de 144 metros e largura de 70 metros. Os jogos podem ter dois tempos de 40 minutos cada ou dois tempos de 7 minutos cada.
O propósito do jogo é levar a bola para a linha de gol do adversário, encostando a bola no chão o máximo possível. Esse lance chama-se try que pode valer até 5 pontos.