O Técnico Bancário é o profissional que atende o público, negociação de produtos e serviços, além de atividades administrativas como atestar a autenticidade de documentos, elaboração de documentos e correspondências.
- Você sabe o que faz um Escriturário?
Existe ainda a figura do Técnico Bancário com foco em Tecnologia da Informação. Neste segmento, o funcionário desenvolve e implementa projetos de TI, ou então, realiza atividades de suporte em informática.
O que é preciso para ser Técnico Bancário?
Para ser Técnico Bancário é preciso ensino médio. Mas, quando a vaga é voltada para a área de Tecnologia da Informação, o candidato deve ter ensino superior completo.
É preciso ainda cumprir outras exigências, conforme especifica o concurso da Caixa Econômica realizado em 2021:
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da posse;
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Caso o candidato seja português, necessário estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento dos direitos e obrigações civis e do gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Se homem, estar quite com as obrigações militares;
- Não receber remuneração por cargo, emprego ou função pública em qualquer órgão da Administração Pública direta ou indireta, salvo as condições de acúmulo previstas em lei;
- Não ter idade igual ou superior a 75 anos;
- Não ser aposentado por invalidez;
- Não estar em licença, mesmo que não remunerada, de cargo, emprego ou função pública na Administração Pública direta ou indireta da União, Estados, Municípios e do Distrito Federal;
- Não possuir sentença criminal condenatória que impeça o exercício da função.
Quanto ganha um Técnico Bancário?
O salário médio do Técnico Bancário e Técnico Bancário TI é de R$3.000,00 valor oferecido na última seleção da Caixa Econômica.
Já os vencimentos do Técnico Bancário - Tecnologia da Informação em outros bancos podem chegar aos R$5.000,00. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias/30 horas semanais.
Além da remuneração mensal, há benefícios como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde, participação nos lucros e resultados, plano de previdência complementar e plano de carreira.
O que estudar para os concursos de Técnico Bancário?
Continuaremos a tomar como base o concurso da Caixa realizado em 2021 para Técnico Bancário e Técnico Bancário - TI. Resolva simulados para Técnico Bancário.
A prova objetiva desta seleção foi composta por 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos, confira abaixo:
Técnico Bancário
- Conhecimentos Básicos: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática Financeira e 10 questões de Conhecimentos Bancários;
- Conhecimentos Específicos: 5 questões de Noções de Probabilidade e Estatística, 10 questões de Conhecimentos de Informática e 15 questões de Atendimento Bancário.
Técnico Bancário - Tecnologia da Informação
- 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática Financeira e 10 questões de Conhecimentos Bancários;
- Conhecimentos Específicos: 30 questões de Tecnologia da Informação.
Os concursos para Técnico Bancário também costumam ter prova de redação. De caráter eliminatório, esta etapa geralmente é um texto dissertativo-argumentativo.
Qual é o conteúdo programático das provas?
Confira os assuntos mais cobrados nas provas de concurso para Técnico Bancário no que diz respeito o módulo de conhecimentos básicos:
a) Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Tipologia textual, Ortografia textual, Acentuação gráfica, Classes de palavras, Significação das palavras, Crase, Pontuação, Uso do pronome átono, Sintaxe da oração e do período, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República;
b) Matemática: Conceitos gerais - conceito do valor do dinheiro no tempo, Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa, Equivalência financeira, Sequências - lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas, Juros simples e Juros compostos: cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira, Descontos - cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto, Sistemas de Amortização - sistema PRICE (método das prestações constantes) e sistema SAC (métodos das amortizações constantes);
c) Conhecimentos Bancários: Sistema Financeiro Nacional, Mercado financeiro e seus desdobramentos, Os bancos na era digital, Internet banking, Mobile banking, Novos modelos de negócios, Fintechs, startups e big techs, Sistemas de bancos-sombra, O dinheiro na era digital, Correspondentes bancários, Sistemas de pagamentos instantâneos, Transformação digital no sistema financeiro, Moeda e política monetária, Produtos bancários, Noções de mercado de capitais, Noções de mercado de câmbio, Taxas de câmbio nominais e reais, Diferencial de juros interno e externo, Taxas de juros de curto prazo e curva de juros.