
alemão Hermann Ebbinghaus,
esquecemos a metade do que
aprendemos no dia seguinte
Fazer revisão nos estudos para concursos também é estudar. Mas, infelizmente, muitos concurseiros ainda não se deram conta da importância deste procedimento. Você é um deles?
Então, vamos explicar por que a revisão é parte fundamental para a preparação de concursos, vestibulares, ENEM e cursos.
Quando você revisa o que estudou, o conteúdo é melhor assimilado e também mostra quais são os seus pontos fortes e a (s) disciplina (s) que merece (m) mais atenção. Outro aspecto importante é que a revisão traz mais dinamismo à rotina, porque fazer sempre a mesma coisa pode desanimar.
Na dica de hoje, você vai descobrir como fazer a revisão de estudos, quando e como fazê-la de forma eficiente.
Revisão nos estudos para concursos: o que o filme Divertida Mente pode nos ensinar?
Podemos tirar muitas lições sobre revisão para concursos com o filme da Disney Pixar lançado em 2015.
Ele mostra o funcionamento do cérebro de maneira bastante lúdica, usando sentimentos como o medo, tristeza, raiva, alegria e “nojinho” para explicar o processo de formação das memórias.
O longa também fala que as memórias são ilhas. O que for realmente importante é retido porque o cérebro entende que será útil.
O que não representa muita utilidade no momento, mas que poderá servir para alguma coisa, vai para para o subconsciente e, uma vez lá, a memória fica em segundo plano até ser resgatada.
Se este resgate não acontecer, a informação migra para o inconsciente e vai desaparecendo aos poucos.
E o que tudo isso tem a ver? Tudo e a gente explica por que.
Se você “apenas” lê uma apostila, faz um estudo passivo e o conteúdo permanece em “stand by” no subconsciente até ser acessada novamente.
Porém, quando você alia essa forma passiva de absorver conteúdo, com responder questões de concurso e aplica mapas mentais, flashcards ou qualquer outro método de revisão de estudos, as informações mantêm-se à frente numa pasta com cor de destaque para ser facilmente acessadas nesse grande arquivo chamado cérebro.
Revisar a matéria: como reverter a Curva do Esquecimento?
Segundo a teoria do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, esquecemos a metade do que aprendemos no dia seguinte.
No prazo de 7 dias, 70% “simplesmente” desapareceu e se não tomarmos nenhuma medida, um mês depois, todo o conteúdo pode ser totalmente esquecido.
Ebbinghaus, o primeiro psicólogo a realizar testes de inteligência, desenvolveu a técnica 24/7/30, recomendada para quem está começando uma rotina de estudos para concurso.
O nome que mais parece uma data de nascimento, indica os períodos indicados para revisar o estudo. Veja como ele funciona:
- 24: faça uma breve revisão 24 horas após estudar;
- 7: repita a revisão do mesmo assunto em sete dias;
- 30: realize uma nova revisão do conteúdo em 30 dias.
Após esta revisão após os 30 dias, mantenha a rotina de revisar mensalmente até completar seis meses.
Outras técnicas para fazer revisão de estudos para concurso
Neste tópico, vamos mostrar 5 técnicas para revisão de estudos para concurso, que ajudarão você a memorizar o que aprendeu:
1. Resumos
O resumo é o método de revisão mais comum. Para tirar proveito dele, escreva o que você entendeu com as suas palavras e insira palavras-chave.
2. Mapas mentais
O mapa mental é um diagrama criado na década de 70 pelo psicólogo inglês Tony Buzan e serve para gerenciar informações, ou seja, o material permite a organização, análise e memorização.
Digamos que você decida fazer um mapa mental de Matemática Financeira, assunto do conteúdo programático da prova do concurso Banco do Brasil Escriturário.
No centro do mapa terá o termo Matemática Financeira no centro. O material possui ainda ramificações sobre esta disciplina, palavras-chave que levam você a fazer associações.
3. Flashcards
Usar flashcards para revisar também é uma grande sacada! A tradução literal é “cartões rápidos”, onde você escreve perguntas na frente da ficha e a resposta no verso. Outra forma é escrever uma palavra-chave na frente e um pequeno resumo atrás;
4. Método 4:2
O conceito do método 4:2 de revisão, consiste em dedicar quatro dias para teoria e dois para revisar.
Verificamos que é um programa de coaching para concursos e seu site oficial explica que é uma “ técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática e das revisões sistemáticas”.
A página também fala em “aprender com organização, objetividade e clareza” e traz planilhas gratuitas.
5. Método 5.1
Já o método 5.1 consiste em estudar cinco dias e dedicar um dia somente para revisão.
Qual a melhor técnica para revisar estudos?
Esta é uma resposta que somente você pode dizer. Cada pessoa possui um estilo de aprendizado, por isso, a melhor técnica de revisão de estudos para concurso é aquela que se adequa a você.
Independentemente da escolha, sugerimos que você reserve no mínimo 1 hora para revisar os conteúdos e que faça disso um hábito em sua rotina de estudos.