Proposições é um termo que possui enunciados que podem ser tomados como verdadeiros ou falsos. Podem ser classificadas em dois tipos: Proposições simples ou compostas.
Exemplo:
- “O sol é o maior astro da via Láctea” estamos diante de uma proposição de valor verdadeiro. Mas se eu disser “Bom dia!” não estarei diante de uma proposição, pois, não posso atribuir um valor lógico.
Não existem proposições que possam ser ao mesmo tempo verdadeiras e falsas. Sempre será ou verdadeira ou falsa, nenhum outro valor diferente.
Classificação das proposições lógicas
Proposições simples: São aquelas que vêm sozinhas. São geralmente representadas pelas letras latinas minúsculas.
Exemplo:
- O Lula já foi presidente do Brasil.
- Marcelino é estudante.
- João é solteiro.
Proposições compostas: Quando duas ou mais proposições vêm conectadas entre si. São indicadas geralmente, pelas letras maiúsculas.
Exemplo:
- Carlos é eletricista e Paulo é pedreiro.
- Maria é professora e Pedro é mecânico.
- Se o carro é novo, então está em boa condição de uso.
Representação das proposições lógicas
Exemplos:
- p: Rosa é manicure.
- q: 6<2
Na linguagem usada pela lógica matemática, ao afirmarmos que é verdade que Rosa é manicure (proposição p acima), representaremos isso apenas com: VL(p)=V, ou seja, o valor lógico de p é verdadeiro.
No caso da proposição q, que é falsa, diremos VL(q)=F
Exercícios resolvidos com gabarito
Determine se as proposições são Simples(S) ou Compostas(C):
a) Solange estuda e trabalha.
b) José é feio.
c) 3 é um um número ímpar.
d) Dilma é jogadora ou estudante.
e) Eldo é rico e feliz.
f) 32 é múltiplo de 4.
g) Paris é a capital da França.
h) Márcio é estudioso e Paula é bonita.
i) Rodolfo é pobre então é infeliz.
j) João é velho.
l) ou Rosane vai à festa ou fica em casa.
m) 13 é número e primo.
Gabarito:
a) C b) S c) S d) C e) C f) S g) S h) C i) C j) S l) C m) S
Resolva mais: Exercícios de Raciocínio Lógico + Gabarito.