O gabarito do concurso PM SP Soldado será divulgado em até dois dias após a prova.
Para consultar o resultado, o candidato deve acessar o site da Fundação VUNESP, banca responsável pela organização do certame.
A prova objetiva está agendada para o domingo, 30 de novembro.
Número de vagas e salário
O concurso PM SP Soldado tem 2.200 vagas de nível médio destinadas a candidatos do sexo masculino e feminino com remuneração é de R$5.055,53.
Além do ensino médio, os requisitos são idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55 para mulheres e 1,60 para homens e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias “B” e “E”.
Atribuições do cargo
As atribuições do Soldado PM de 2ª Classe são o policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, envolvendo repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária.
Quando será a prova?
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada neste domingo, 30 de novembro.
Receberão essa primeira etapa, a capital paulista e as seguintes localidades:
- Andradina, Araçatuba, Araraquara, Avaré;
- Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Cotia;
- Dracena, Franca, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapetininga;
- Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Osasco, Ourinhos;
- Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente;
- Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro;
- São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto;
- São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Votuporanga.
A prova também será aplicada em outros Estados da Federação, como: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).
Como será a prova?
A prova objetiva, tratada no edital de abertura como exame de conhecimentos, visa avaliar os candidatos por meio de 60 questões de múltipla escolha.
O conteúdo programático versa sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História Geral, História do Brasil, Geografia Geral, Geografia do Brasil, Atualidades, Noções de Informática, Noções de Administração Pública e Constituição do Estado de São Paulo.
No mesmo dia haverá prova discursiva, cuja proposta é produzir uma redação em até 30 linhas, que será corrigida na escala de 0 a 40 pontos.
O que esperar após o gabarito?
Após o gabarito, virá o prazo para interposição de recursos.
O procedimento deverá ser elaborado de forma individualizada, ou seja, um recurso para cada questão. A banca também esclarece que o questionamento é exclusivamente on-line.
Próximas etapas
As demais etapas de avaliação são:
Exames de Aptidão Física: realizada sob responsabilidade da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, visa verificar a condição física do candidato por meio de etapas como flexão e extensão de cotovelos, teste de isometria na barra fixa (mulheres), resistência abdominal em decúbito dorsal, corrida de 50 metros e corrida de 2.400 metros.
Exames de Saúde: realizados pela Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar, tem o objetivo de analisar a saúde do candidato por meio de exames clínicos e exame clínico geral.
Exames Psicológicos: realizados pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar em conjunto com a Fundação VUNESP.
Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade: realizada por órgão técnico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem a finalidade de averiguar os aspectos social, moral, profissional e escolar do futuro servidor, para evitar que pessoas sem boa conduta social ingressem na PM.
Clique aqui para não perder nenhuma atualização deste concurso PM SP - Soldado.
