página do Instituto IBDO
Com 17.929 inscritos, as provas do concurso Prefeitura de Olinda 2023, serão aplicadas pelo Instituto IBDO neste domingo, 19 de março.
A cidade da Região Metropolitana, distante 6 km da capital, precisa de 230 Professores de várias disciplinas para contratação imediata e formar cadastro reserva.
A banca organizadora informa que os candidatos devem chegar ao local com 1 hora de antecedência, munidos de documento original de identificação com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta com corpo transparente.
Sobre a prova objetiva, ela possui caráter eliminatório e classificatório. Serão aplicadas 40 questões de concurso, igualmente distribuídas entre Língua Portuguesa, Matemática, Temas Educacionais e Pedagógicos e Legislação. A pontuação máxima de cada uma é 20 pontos, totalizando 80 pontos.
Para ser aprovado na prova, é necessário alcançar o mínimo de 60% da pontuação total da prova.
Gabarito da Prova Concurso Professor Prefeitura de Olinda PE 2023
O gabarito preliminar será divulgado no endereço eletrônico do Instituto IBDO em 21 de março.
Para quem discordar, o prazo para entrar com recurso contra o gabarito é nos dias 22 e 23. O procedimento é exclusivamente pela internet, mais precisamente pelo Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos.
No caso de mais de um questionamento, o inscrito precisa usar mais de um formulário. Ao terminar a argumentação, deve-se clicar em “ADICIONAR”. Independentemente do número de questionamentos, a orientação é ser claro, consistente, coerente e objetivo.
Remunerações e número de vagas por cargo
As remunerações variam conforme o número de horas trabalhadas. Quem tiver 200 horas/aula mensais receberá R$3.867,47; enquanto aqueles com 150 horas/aula têm direito a R$2.960,00.
Agora, você confere abaixo o número de vagas:
- Professor I (Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais): 170 + CR;
- Professor Brailista: 2 + CR;
- Professor Intérprete de LIBRAS: 2+CR;
- Professor II - Artes: 2+CR;
- Professor II - Educação Física: 4+CR;
- Professor II - Ciências: 4+CR;
- Professor II - História: 3+CR;
- Professor II - Geografia: 3+CR;
- Professor II - Língua Portuguesa: 6+CR;
- Professor II - Língua Estrangeira (Inglês): 3+CR;
- Professor II - Matemática: 8+CR;
- Professor II - Música (Canto Popular/Erudito): 1+CR;
- Professor II - Música (Piano Popular/Teclado): 1+CR;
- Professor II - Música (Violão Popular/Viola Nordestina): 1+CR;
- Professor II - Música ( Percussão Popular/Bateria): 1+CR;
- Professor II - Música (Violino): CR;
- Professor II - Música (Violoncelo): CR;
- Professor II - Música (Contrabaixo Acústico): CR;
- Professor II - Música (Fagote): CR;
- Professor II - Música (Oboé): CR.
A divulgação do gabarito definitivo após recursos está previsto para 21 de março, também na página do Instituto IBDO.
Outras etapas do concurso Prefeitura de Olinda - Professores
Os candidatos às vagas para Professor de Música serão submetidos a prova prática. Prevista para o dia 30 de abril, esta prova consiste na apresentação de uma peça de estilo “ensaio” de autor brasileiro.
Nos 20 minutos de apresentação, a comissão vai analisar aspectos como afinação, sonoridade, composição, timbragem (blend), fraseado e articulações, estilo, agógica, preposição rítmica, dinâmica, equilíbrio e estética.
A prova prática vale 10 pontos com a seguinte distribuição:
- a) Técnicas gestuais de regência: 7 pontos;
- b) Performance e dinâmica: 2 pontos;
- c) Postura: 1 ponto.
Outra etapa é a Provas de Títulos para todos os candidatos. O período de envio é de 26 a 28 de abril. Valendo 10 pontos, os documentos aceitos são:
- Doutorado na área do cargo - diploma ou certificado/declaração acompanhado de histórico escolar: 7 pontos;
- Mestrado em qualquer área do conhecimento - diploma ou certificado/declaração acompanhado de histórico escolar: 5 pontos;
- Especialização na área a qual concorre ou na área da educação - diploma ou certificado/declaração acompanhado do histórico escolar: 3 pontos;
- Exercício profissional na administração pública ou privada em empregos ou cargos na área em que concorre ou na área da educação: 5 pontos (1 ponto por ano trabalhado, até o máximo de 5 anos).
A data da divulgação do resultado final do concurso é 30 de maio, devendo os candidatos acessarem o site do Instituto IBDO.
O prazo de validade é de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final. Esses dois anos podem ser prorrogados pelo mesmo período, conforme necessidade da Prefeitura de Olinda.
