Notícias São Paulo Gabaritos

Gabarito TJ-SP 2024 Escrevente é divulgado; saiba quando sai o resultado final

O gabarito da prova objetiva foi divulgado na quarta-feira, dia 11 de setembro e pode ser consultado no site da Fundação VUNESP. A data de divulgação do resultado final ainda será definida.

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 07/09/2024 18:11:56
Comunicação Social

Concurso TJ-SP Escrevente 2024
Concurso TJ-SP Escrevente 2024

Foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso TJ-SP 2024 (Tribunal de Justiça de São Paulo. A seleção oferta 572 vagas de nível médio para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário

A Fundação VUNESP aplicou a prova em escolas e universidades de São Paulo e também nas dez Regiões Administrativas Judiciárias, que compreendem as cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

No total, 181.966 inscritos fizeram a prova, sendo 89.856 somente na capital paulista.

O certame tem a etapa de prova objetiva e a prova prática de digitação, que visa medir a habilidade do candidato na edição de textos em microcomputador tipo PC no ambiente Microsoft Windows. 

Outra etapa é o procedimento de heteroidentificação, esta somente para candidatos negros e pardos, cujo objetivo é verificar a veracidade da declaração por meio da análise do fenótipo do candidato.

A remuneração oferecida aos aprovados é de R$6.043,54. 

Provas e gabaritos

A prova objetiva teve 5 horas de duração e foi dividida em três blocos totalizando 100 questões, sendo 24 de Língua Portuguesa, 40 de Conhecimentos em Direito, 6 de Atualidades, 6 de Matemática, 14 de Informática e 10 de Raciocínio Lógico.

A prova objetiva será corrigida na escala de 0 a 10 pontos. Para ser aprovado é preciso acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco. Quem obtiver nota final igual ou superior a 5 pontos no conjunto dos três blocos será considerado aprovado.

Serão convocados para a prova prática de digitação, de caráter eliminatório, os candidatos com a melhor classificação na prova objetiva, no quantitativo especificado no edital. Para a cidade de São Paulo, por exemplo, serão convocadas 1440 pessoas.

O gabarito da prova objetiva foi divulgado na quarta-feira, dia 11 de setembro e pode ser consultado no site da Fundação VUNESP.

O recurso contra o gabarito deverá ser interposto no endereço eletrônico da banca organizadora, na “área do candidato”, onde há as instruções para o procedimento. A disponibilidade do Sistema Eletrônico de Interposição de recursos é a partir das 10h.

Concurso TJ-SP 2024 para Escrevente tem 542 vagas

O cargo de Escrevente Técnico Judiciário exige ensino médio completo e conhecimentos em informática.

Todas as vagas são para provimento imediato.

As atribuições estão relacionadas à organização dos serviços de suporte técnico e administrativo, como andamento em processos judiciais e administrativos, atendimento ao público interno e externo, elaboração e conferência de documentos, controle e guarda de materiais, além da observância e atualização frente à legislação e normas internas.

Resultado do concurso

A classificação final estará disponível após o julgamento das notas da prova prática de digitação e os critérios podem ser conferidos no edital.

Caso haja empate, a preferência é pelo candidato que, sucessivamente:

  • tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o encerramento das inscrições;
  • tiver obtido o maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;
  • tiver obtido o maior número de acertos nas questões de Conhecimentos de Direito;
  • tiver maior idade entre os candidatos com menos de 60 anos até o encerramento das inscrições;
  • tiver o maior número de filhos menores de 18 anos até o encerramento das inscrições;
  • for casado até o encerramento das inscrições;
  • for servidor do Poder Judiciário;
  • tenha prestado serviço gratuito nos Juizados Especiais;
  • tenha prestado serviço gratuito ao Juízo da Infância e da Juventude;
  • tenha prestado serviço à Justiça Eleitoral e;
  • tenha servido, como jurado, do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.

A data de divulgação do resultado final do concurso ainda será definida pela Fundação VUNESP.

O concurso público terá um ano de validade, contado a partir da homologação do resultado final. O prazo pode ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período, conforme necessidade do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 07/09/2024 18:11:56
Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Mais notícias de Gabaritos...