Notícias Brasil Concursos Previstos

CNU 2025: edital da segunda edição pode sair em 2025

Definição sobre o edital do CNU 2025 será conhecida em dezembro. Saiba quais órgãos poderão participar da segunda edição do "Enem dos Concursos".

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 31/10/2024 16:17:16
Comunicação Social

CNU 2025 está em fase de planejamento
CNU 2025 está em fase de planejamento

O Concurso Nacional Unificado foi organizado pela Fundação Cesgranrio e teve 2.144.434 inscritos. Mas, “apenas” 970 mil fizeram as provas em 18 de agosto deste ano em 220 cidades. Ao todo foram 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos com salários até R$22 mil.

Apelidado de “Enem dos Concursos”, o CNU é uma seleção unificada oficializada pelo Decreto nº11.722, de 28 de setembro de 2023 com o objetivo de centralizar a contratação de servidores efetivos nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O resultado final do Concurso Nacional será divulgado em 21 de novembro e a convocação para posse acontecerá em janeiro de 2025.

Vai ter Concurso Nacional Unificado em 2025?

O governo federal está na fase inicial do planejamento da segunda edição do CNU 2025. Ainda não há informações sobre número de vagas, cargos e escolaridade, porém, os órgãos federais têm até 8 de novembro para confirmar interesse em participar.

Quais órgãos devem aderir ao CNU 2025?

Confira alguns órgãos poderão estar na provável segunda edição do CNU:

  • Ministério da Previdência Social (MPS);
  • Fundação Jardim Nabuco (Fundaj);
  • Biblioteca Nacional;
  • Casa de Rui Barbosa;
  • Comando da Marinha.

Quais órgãos não vão aderir ao CNU 2025?

Alguns órgãos não vão participar do CNU 2025 porque já estão organizando seus concursos. Saiba quais são:

1. IBAMA: definição da banca do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente poderá acontecer até novembro e o edital sai em fevereiro de 2025. Serão 460 vagas de nível superior, 130 para Analista Administrativo e 330 para Analista Ambiental.

2. ICMBio: banca do concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade será divulgada no início de novembro e serão 350 vagas, 120 para Analista Administrativo e 230 para Analista Ambiental.

3. ANM: o Cebraspe é a banca organizadora da seleção da Agência Nacional de Mineração que terá 220 vagas distribuídas entre os cargos de Especialista em recursos minerais e Analista administrativo.

4. Susep: A Superintendência de Seguros Privados não tem interesse no CNU e conta com autorização para concurso de 75 vagas de Analista Técnico.

5. CNEN:A Companhia Nacional de Energia Nuclear está na fase de planejamento do concurso e tem autorização para 150 vagas, 30 de nível médio e as demais para nível superior.

6. AEB: a Agência Espacial Brasileira vai informar a banca organizadora até dezembro e seu concurso terá 30 vagas de nível superior, sendo 15 para Analista de Ciência e Tecnologia e 15 para Tecnologista.

7. Jardim Botânico (RJ): O Jardim Botânico do Rio de Janeiro já publicou o edital do seu concurso e o período de inscrições segue até 20 de novembro. Os cargos disponíveis são Pesquisador Adjunto I, Tecnologista Júnior, Tecnologista Pleno II e Analista Júnior I.

8. MCTI: o concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) tem autorização para 55 vagas distribuídas entre o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), Instituto Nacional de Semi-Árido (INSA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).Como os editais dos concursos do INPP e do INSA já foram publicados, somente o MPEG tem a possibilidade de participar do CNU 2025.

Como estudar para o CNU 2025?

Os editais ainda não foram publicados, portanto, ainda não há definição da  banca organizadora. Mas nessa situação a recomendação é se guiar pelo concurso anterior, no caso a primeira edição. 

Como a Fundação Cesgranrio foi a organizadora, caso ela seja escolhida novamente, suas características são as provas com nível médio de complexidade e questões curtas e objetivas. 

Sobre as disciplinas cobradas, estude resolvendo simulados. Comece pelos seguintes assuntos:

  • Políticas Públicas;
  • Desafios do Estado de Direito: democracia e cidadania;
  • Ética e integridade;
  • Diversidade e inclusão na sociedade;
  • Administração pública federal;
  • Finanças públicas.
Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 31/10/2024 16:17:16
Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Mais notícias de Concursos Previstos...