
O gabarito do concurso Aeronáutica EAGS 2025 (Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos) será divulgado na terça-feira, 15 de abril. Para consultar o resultado, basta acessar a página do SGCEM.
A prova será aplicada neste domingo, 13 de abril. Por isso o Gabarite Concurso reuniu informações sobre o certame, a exemplo do que o candidato pode e não pode levar para a prova.
- Prepare-se resolvendo milhares de questões de concurso.
Não é permitida entrada com com óculos escuros, brincos ou qualquer outro adorno na região das orelhas, colar, pulseira de qualquer tipo ou material (inclusive as de cunho religioso), gorro, lenço ou faixa de cabeça, chapéu, boné ou similares, luvas, cachecol, bolsa, mochila, pochete, carteira, livros, manuais, impressos, cadernos, folhas avulsas, calculadoras, celular, relógio, chave-alarme, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registros eletrônicos.
Número de vagas
O concurso Aeronáutica EAGS 2025 tem 176 vagas para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos.
Essas oportunidades são destinadas para homens e mulheres com entre 17 e 24 anos (completados até 31 de dezembro de 2026), solteiros e não ter filhos ou dependentes.
As 176 vagas estão distribuídas entre oito especialidades. Confira quais são:
- Eletrônica: 40 vagas;
- Administração: 50 vagas;
- Enfermagem: 15 vagas.
- Informática 40 vagas.
- Obras: 5 vagas;
- Música - clarinete Bb si bemol/baixo soprano: 4 vagas.
- Música - bombardino/barítono: 2 vagas.
Como será o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos?
O curso é no regime de internato militar, na EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica), na cidade de Guaratinguetá, localizada no interior de São Paulo. Será 1 um ano de aulas divididas em Campos Militar e Técnico-Especializado.
O módulo Campo Militar visa transmitir e reforçar postulados básicos da vida castrense referentes à futura graduação e também, desenvolver elevados níveis de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea Brasileira.
As aulas do Campo Militar têm objetivo ainda de sedimentar os princípios elementares da instituição (hierarquia e disciplina), bem como os fundamentos de ética e da estrutura organizacional, para que ao término do estágio, o aspirante a Sargento tenha os atributos físicos e competências necessárias para integrar o Corpo de Graduados da Aeronáutica.
Já a instrução no Campo Técnico-Especializado visa nivelar os conhecimentos dos alunos de diferentes origens e formações, para um desempenho profissional condizente às necessidades do COMAER.
Prova objetiva
A prova objetiva, será aplicada neste domingo, 13 de abril, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
As 100 questões do concurso deverão ser respondidas em até 4h20 e elas estão divididas em:
- Língua Portuguesa: 40;
- Conhecimentos especializados relativos à área pretendida pelo candidato: 60.
A correção será na escala de 0 a 10,0000. Para ser aprovado é preciso obter, no mínimo, a metade desse valor. Caso haja empate, o desempate acontecerá conforme os critérios abaixo:
- maior grau nas questões de Língua Portuguesa;
- maior grau nas questões de conhecimentos especializados;
- maior idade.
O que esperar após o gabarito?
O gabarito será divulgado em 15 de abril. Quem discordar desse resultado terá os dias 15 e 16 de abril para preencher e enviar eletronicamente a Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ).
A publicação do gabarito definitivo após recursos estará disponível no dia 9 de maio.
Outras etapas do concurso
As demais etapas do certame são:
- Inspeção de Saúde: de 17 de junho e 4 de julho;
- Exame Psicológico: 17 de junho a 4 de julho;
- Avaliação Física: 14 de julho;
- Teste Prático: 17 a 19 de outubro;
- Procedimento de Heteroidentificação: 17 a 19 de outubro.