
Temporários
O gabarito oficial do concurso SEC BA Temporários 2025 (Secretaria da Educação da Bahia) será divulgado nesta segunda-feira, 28 de abril.
Para acessar o resultado do gabarito preliminar, basta entrar no site da FLEM (Fundação Luís Carlos Magalhães), devendo o candidato clicando o ícone correspondente ao cargo pretendido, Mediador, Professor da Educação Indígena ou Professor da Educação Profissional.
A prova objetiva para todas as funções será aplicada neste domingo, 27 de abril. Prepare-se para prova resolvendo centenas de simulados para concursos.
Confira os documentos físicos e digitais aceitos para ingresso no local.
Documentos físicos
- Cédula ou carteira de identidade (RG) expedida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Comando/Polícia Militar e Polícia ou Corpo de Bombeiros;
- Cédula de Identidade fornecida por órgão público, órgão fiscalizador de exercício profissional, órgão de classe competente, ou por Conselho de Classe que, por força de Lei Federal valham como documento de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação com foto, que contenha o número do Documento de Identidade;
- Passaporte brasileiro;
- Carteira de Trabalho;
- Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos, que, por Lei Federal, valem como documento de identidade.
Documentos digitais
- E-Título;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- RG Digital;
- Carteira de Documentos Digitais do Gov.br.
Número de vagas por cargo
O concurso SEC BA 2025 - Temporários tem 1.478 oportunidades temporárias para Mediador (667), Professor da Educação Indígena (152) e Professor da Educação Profissional (668).
As remunerações iniciais variam entre R$1.113,95 a R$3.116,26.
Locais e aplicação das provas
As provas serão aplicadas neste domingo, 27 de abril, nas seguintes cidades:
- Professor da Educação Indígena: Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Itabuna, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, todas no Estado da Bahia;
- Professor da Educação Profissional e Mediador: Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Caetité, Feira de Santana, irecê, Ipirá, Itabuna, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Seabra, Vitória da Conquista.
O número de questões do concurso varia entre 45 e 55 itens, a depender do cargo e o tempo para respondê-las é de 4 horas.
Confira como as perguntas estão distribuídas em cada cargo:
Mediador
- Conhecimentos básicos: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Conhecimentos Contemporâneos, 10 questões sobre Noções Raciais e de Igualdade de Gênero;
- Conhecimentos específicos: 20 questões.
Professor da Educação Indígena
- Conhecimentos básicos: 8 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Matemática, 6 questões de Sociedade e Natureza, 6 questões sobre Noções Raciais e de Igualdade de Gênero;
- Conhecimentos específicos: 20 questões.
Professor da Educação Profissional
- Conhecimentos básicos: 9 questões de Língua Portuguesa, 8 questões de Conhecimentos Contextuais, 8 questões sobre Noções Raciais e de Igualdade de Gênero;
- Conhecimentos específicos: 25 questões.
A prova para Mediador vale 70 pontos, para Professor da Educação Indígena, 65 pontos e para Professor da Educação Profissional, 75 pontos. Candidatos às vagas para Mediador precisam alcançar o mínimo de 35 pontos para a aprovação.
Nos outros cargos a exigência mínima é de 37 pontos.
O que esperar após o gabarito?
Após a divulgação do gabarito tem o prazo para recursos nos dias 29 e 30 de abril. O gabarito definitivo estará disponível em 6 de maio.
O próximo passo é a divulgação das notas da avaliação de títulos no dia 22 de maio. O prazo de envio da documentação foi de 27 de fevereiro a 25 de março.
Quem não concordar terá de 23 a 26 de maio para recorrer. O resultado final da avaliação de títulos será informado em 30 de maio.
O resultado final e sua homologação serão divulgados no dia 12 de junho.