
2025
A prova do concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará) para o cargo de Delegado será aplicada neste domingo, 25 de maio. O gabarito estará disponível na página do CEBRASPE a partir da terça-feira, dia 27.
O Gabarite Concurso apurou que é proibida a entrada com equipamentos eletrônicos, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, grafite, borracha, caneta marca-texto, acessórios de chapelaria (boné, chapéu, gorro, etc.), recipientes que não sejam de material transparente e armas brancas (canivetes, tesoura, faca, punhal e similares).
Número de vagas e salário
O concurso PC CE Delegado 2025 tem 300 vagas sendo 100 imediatas e 200 para formação de cadastro reserva.
Das vagas imediatas, 75 são para ampla concorrência, 5 para pessoas com deficiência e 20 para pessoas pretas ou pardas.
Às oportunidades destinadas à cadastro reserva, 150 são para ampla concorrência, 10 para candidatos com deficiência e 40 para pessoas pretas e pardas.
Mulheres concorrem em condição de igualdade e possuem 15% das vagas reservadas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº18.826/2019.
Em relação à escolaridade, a função exige nível superior completo em Direito, o mínimo de três anos de atividade jurídica, na forma da Instrução Normativa nº02/2025, da Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, ou três anos de efetivo exercício em cargo público de natureza policial em um dos órgãos de segurança pública previstos no art.144 da Constituição Federal. Também é exigida Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria B.
O salário ofertado é de R$22.165,33 por jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Atribuições do cargo
Os futuros servidores terão as seguintes atribuições:
- Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;
- Orientar e comandar procedimentos de investigação relacionados com a prevenção e repressão de ilícitos penais;
- Supervisionar e executar missões de caráter sigiloso;
- Cumprir requisições judiciais e ministeriais;
- Coordenar operações policiais;
- Proceder à inquirição de testemunhas e interrogatório de indiciados;
- Redigir relatórios de inquéritos policiais;
- Representar por prisão preventiva, cautelar, interceptações telefônicas;
- Lavrar termo de colaboração premiada nos termos da lei;
- Exercer o comando e desempenhar funções de gerência da Polícia Civil;
- Dirigir suas unidades policiais, zelar e colaborar com a administração da Polícia Civil;
- Participar da execução de medidas de segurança orgânica, além de outras atribuições inerentes às funções de gerência e específicas do cargo, previstas em legislação específica, notadamente as da lei complementar nº98/2011, do Manual de Polícia Judiciária e as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e (ou) Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, dentre das respectivas competências.
Como serão as provas?
A prova objetiva e discursiva serão aplicadas neste domingo, 25 de maio.
As questões do concurso, as questões discursivas sobre conhecimentos específicos e a redação da peça prático-profissional deverão ser resolvidas em até 5 horas.
Sobre as perguntas objetivas, as disciplinas integrantes do conteúdo programático são: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal e Processual Penal Extravagante, Medicina Legal, Criminologia, Direito Civil e Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental.
O que vem após o gabarito?
Após o gabarito terá o prazo para recurso. O Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos estará disponível na página do CEBRASPE das 10h do dia 28 de maio até às 18h do dia 29 de maio.
O gabarito definitivo após recursos será publicado em 18 de junho.
As demais etapas de avaliação do concurso PC CE Delegado são teste de capacitação física, avaliação psicológica, prova oral, análise de títulos e investigação, cujas informações ainda serão publicadas em editais próprios.