
Aluno-Oficial
O local de prova do concurso PM SP - Aluno Oficial já pode ser consultado. Para ter acesso a informação, o candidato deve entrar no site da FGV, banca organização do certame.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas neste domingo, 13 de julho, no turno da tarde. Essa etapa acontecerá nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
O objetivo é preencher 165 vagas de aluno-oficial, destinadas à homens e mulheres com ensino médio completo. Outros requisitos são: idade entre 17 e 30 anos (limite não aplicável a quem já está na PM) e altura mínima de 1,55 (mulheres) e 1,60 (homens).
Como será a prova objetiva?
A prova objetiva possui caráter eliminatório e classificatório e terá 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta. Confira abaixo qual é a distribuição dos assuntos:
Ciências Humanas e Tecnologias - 20 questões:
- História: 6 itens;
- Filosofia: 4 itens;
- Sociologia: 4 itens;
- Geografia: 6 itens.
Língua Portuguesa e Interpretação de Texto: 18 itens;
Língua Inglesa ou Espanhola: 6 itens;
Matemática e Ciências da Natureza - 30 questões:
- Matemática: 12 itens;
- Física: 6 itens;
- Química: 6 itens;
- Biologia: 6 itens.
Conhecimentos Específicos - 6 questões:
- Noções de Administração Pública: 2 itens;
- Noções Básicas de Informática: 4 itens.
Sobre a prova dissertativa
A proposta da prova dissertativa é produzir um texto dissertativo-argumentativo em 30 linhas, com a finalidade de demonstrar o domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será avaliada na escala de 0 a 20, sendo necessário obter no mínimo 10 pontos para ser considerado aprovado. Os itens considerados na correção são estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e expressão (coesão e modalidade).
Outras etapas
O concurso PM SP - Aluno Oficial terá ainda as seguintes etapas:
- Exames de Saúde - de caráter eliminatório: etapa realizada pela Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar, consiste na avaliação de exames médicos, odontológicos e toxicológicos;
- Exames Psicológicos - de caráter eliminatório: etapa realizada pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, com o objetivo de analisar as características físicas e cognitivas e de personalidade do futuro servidor;
- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade - de caráter eliminatório: etapa realizada por órgão técnico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a finalidade de averiguar a vida pregressa e atual do candidato, nos âmbitos social, moral, profissional e escolar;
- Análise de Documento - de caráter eliminatório: entrega de documentos necessários para a confirmação dos requisitos para a inscrição.