
inscritos
Com 81.248 inscritos, o concurso SEC BA 2022 (Secretaria de Educação da Bahia) foi realizado neste final de semana.
A prova de caráter eliminatório e classificatório, para seleção de 2.113 profissionais de nível superior, 1.806 Professores em várias disciplinas e 307 para Coordenadores Pedagógicos aconteceu hoje, 6 de novembro, na capital Salvador e nas seguintes cidades:
- Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Valença;
- Irecê, Pombal, Bom Jesus da Lapa, Alagoinha, Barreiras, Seabra;
- Serrinha, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Jacobina, Jequié;
- Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Itabuna, Irecê, Itaberaba, Itapetinga;
- Macaúbas, Amargosa, Caetité, Eunápolis, Ipirá.
O tempo de duração da prova foi de 5 horas, tempo para a resolução de questões de conhecimentos gerais, conhecimentos interdisciplinares e conhecimentos específicos.
Veja algumas das disciplinas caíram na prova:
- a) Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos;
- b) Noções de Igualdade Racial de Gênero;
- c) Linguagem, texto e contexto nos signos verbais e não verbais;
- d) Linguagem das ciências e das artes e seu entendimento como chave para compreensão do mundo e da sociedade;
- e) Linguagem das ciências e das artes e as implicações ao pensar filosófico.
Houve ainda Prova Discursiva somente para Professores, também de caráter eliminatório e classificatório. Aqui, os candidatos responderam questões sobre conhecimentos gerais, conhecimentos interdisciplinares ou conhecimentos específicos, a depender da área de atuação.
Gabarito concurso SEC BA 2022
Os gabaritos preliminares e o caderno de questões serão divulgados na página da Fundação Carlos Chagas em 7 de novembro. Quem julgar necessário poderá entrar com recurso contra o gabarito nos dias 8 e 9 de novembro.
Estatística de candidatos por função
Os 81.248 inscritos estão divididos da seguinte maneira:
- Professor Padrão P - Grau III - Arte: 1.389 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Biologia: 7.012 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Educação Física: 4.191 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Física: 1.608 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Geografia: 4.945 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - História: 7.532 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Língua Inglesa: 2.415 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Língua Portuguesa: 12.875 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Matemática: 8.368 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Química: 2.546 inscritos;
- Professor Padrão P - Grau III - Sociologia: 1.288 inscritos;
- Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III: 25.641 inscritos;
- Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III - Escolas Indígenas: 79 inscritos.
Outras etapas do concurso SEC BA
Todos os aprovados na prova discursiva serão convocados para a Provas de Títulos.
O prazo para enviar a documentação é de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023. As cópias deverão ser enviadas para o site da Fundação Carlos Chagas, ou então, solicitar autorização para enviar via SEDEX.
A publicação do resultado preliminar acontecerá em 18 de março de 2023. Caso alguém discordar, poderá entrar com recurso nos dias 30 e 31 de março. O resultado final da prova de títulos será divulgado em 18 de abril.
Nesta mesma data estará disponível o resultado final do concurso e a homologação. Os candidatos convocados deverão apresentar os itens abaixo:
- diploma da graduação;
- 3 fotos 3x4;
- documento de identificação com foto e CPF;
- certidão de nascimento, de casamento ou de divórcio;
- título de eleitor e dos comprovantes dos últimos pleitos, ou então, a certidão de quitação eleitoral;
- declaração de bens;
- PIS/PASEP;
- declaração de não acumulação de cargos, empregos e funções, ainda que não remunerados;
- comprovante de residência dos últimos 8 anos;
- certidões negativas e folhas de antecedentes comprovando a idoneidade moral.
O prazo de validade é de 1 ano, a contar da publicação da homologação do resultado final. Este prazo pode ser prorrogado somente uma vez, pelo mesmo período, conforme conveniência da Secretaria da Educação da Bahia.