
ensino médio para Técnico do
Seguro Social
Com 1.023.494 inscritos, a prova do concurso INSS 2022 será aplicada neste domingo, 27 de novembro, a partir das 14h.
Estão em disputa 1.000 vagas de ensino médio para Técnico do Seguro Social. A remuneração é de R$5.905,75 e ainda auxílio-alimentação de R$458,00, valores para jornada de 40 horas por semana.
O estado com maior número de vagas é o Rio de Janeiro (191). Já Sergipe reúne apenas 6 vagas.
Prova Técnico do Seguro Social INSS 2022
Nas 3h30 de duração, os candidatos precisam responder 120 questões, 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas em cada módulo foram as seguintes:
- a) Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico Matemático;
- b) Conhecimentos Específicos: Seguridade Social, Regime Geral de Previdência Social, Empresa e Empregador Doméstico, Financiamento da Seguridade Social, Decadência e Prescrição, Crimes contra a Previdência Social, Recurso das Decisões Administrativas, Manutenção, perda e restabelecimento da condição de segurado, Serviços Previdenciários, Benefícios decorrentes de legislações especiais, Seguro desemprego pescador artesanal, O servidor público como agente de desenvolvimento social e Saúde e qualidade de vida no serviço público;
- c) Conhecimentos Específicos - Leis e Decretos: Emenda Constitucional nº103/2019, Decreto nº10.188/2019, Lei Complementar nº142/2013, Lei nº8.112/1991, Lei nº8.213/1991, Decreto nº3.048/1999, Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022 (publicada no Diário Oficial da União de 29/3/2022, Edição 60, Seção: 1, Página 132).
Gabarito concurso Técnico do Seguro Social INSS 2022
A consulta individual ao gabarito do concurso INSS 2022 poderá ser realizada de 29 de novembro a 22 de dezembro. Os inscritos deverão acessar o site do Cebraspe, das 19h do primeiro dia até às 18h do último dia.
Quem discordar do resultado, poderá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponibilizado no endereço eletrônico da empresa responsável para protocolar o pedido de recurso contra o gabarito.
O prazo destinado ao procedimento é de 29 de novembro até 2 de dezembro. O texto deverá ser claro, consistente e objetivo, além de não ter nenhuma palavra ou marca que identifique seu autor.
A divulgação do gabarito definitivo acontecerá em 22 de dezembro. Também no site da Cebraspe.
Próximas etapas do concurso INSS 2022
Os aprovados na prova objetiva serão convocados para o curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
Este curso é presencial, com duração de 180 horas, nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Ao término do curso, os candidatos farão uma prova objetiva com 120 questões do tipo “certo” ou “errado”. Demais informações a respeito desta etapa serão divulgadas no edital específico.
Mas, o edital de abertura adianta que a não realização da matrícula, pedir o cancelamento da mesma, se afastar do curso, tiver mais de 25% de faltas não justificadas e alcançar nota inferior a especificada em seu respectivo edital, será eliminado deste concurso público.
Resultado final concurso Técnico do Seguro Social INSS 2022
Ainda não há previsão de quando o resultado final do concurso INSS 2022 será divulgado. Entretanto, já é bom você ficar de olho em tudo que precisará entregar para assumir o cargo:
- Três fotos 3x4 recentes;
- Documento de identidade ou equivalente;
- CPF;
- Documentos de inscrição no PIS/PASEP;
- Títulos de eleitor com o comprovante de votação na última eleição;
- Certificado de Reservista, somente para os candidatos do sexo masculino;
- Declaração de bens, de acordo com a lei nº 8.429/1992;
- Cópia autenticada do diploma ou do certificado de conclusão do ensino médio;
- Laudo da inspeção médica elaborado por perito médico oficial após análise dos exames clínicos;
- Declaração de acumulação de cargo ou função pública, ou então, a sua negativa;
- Declaração de não ter sofrido, no exercício da função pública as penalidades do artigo 137 da Lei nº 8.112/1990;
- Folha de antecedentes da Polícia Federal dos Estados ou do Distrito Federal, em que tenha residido nos últimos 5 anos;
- Certidão negativa de antecedentes criminais expedida pelos Foros das Justiças Federal e Estadual dos Estados ou do Distrito Federal, em que haja residido nos últimos 5 anos.
Laudos de Exames Médicos
- Exames Laboratoriais - sanguíneos: grupo sanguíneo, fator RH, hemograma completo, glicemia em jejum, sorologia para Chagas, PSA Total (para homens com mais de 40 anos), VDRL, ALT, AST, Gama-GT, uréia, ácido úrico e creatinina; urina: elementos anormais e sedimentos;
- Exames de imagem e cardíacos: raio-x de tórax, eletrocardiograma com laudo (candidatos com mais de 39 anos), teste ergométrico (candidatos com idade igual ou superior a 39 anos);
- Outros exames: avaliação psiquiátrica com laudo.