
divulgado na página da FGV
Conhecimento
Com 55.273 inscritos, foi aplicada neste domingo, a prova concurso SME SP 2023 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo).
Os candidatos que concorrem a 1.980 vagas para Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio em várias disciplinas, fizeram a prova objetiva e discursiva em 9 instituições de ensino localizadas na zona sul e na região da Avenida Paulista.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 60 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma.
As perguntas estavam divididas em três módulos: conhecimentos básicos, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos:
- a) Conhecimentos Básicos: 10 questões de Língua Portuguesa e 6 questões de Informática;
- b) Conhecimentos Pedagógicos: 4 questões de Legislação Específica e 10 questões de Fundamentos da Educação;
- c) Conhecimentos Específicos: 30 questões.
O total de pontos da prova é 100. Para ser aprovado é preciso obter, no mínimo, a metade dessa pontuação, além de não tirar zero em nenhum dos módulos.
Concurso SME SP 2023: como consultar o gabarito?
O gabarito preliminar será divulgado na página da FGV Conhecimento em até 48 horas após a aplicação do exame.
Para entrar com o procedimento de recurso contra o gabarito, o inscrito tem dois dias úteis, contados do dia seguinte à publicação para fazê-lo.
Distribuição das vagas por disciplina e requisitos
As 1.980 vagas estão distribuídas em 15 disciplinas. Os pré-requisitos são ensino superior, mais precisamente, licenciatura na área de atuação, conforme explica o edital de abertura.
Em relação ao salário oferecido, os aprovados receberão mensalmente R$3.787,50 referentes a jornada de 30 horas semanais.
Agora, confira o número de postos em cada disciplina:
- Português: 335;
- Matemática: 284;
- Arte: 205;
- Libras: 12;
- História: 274;
- Filosofia: 4;
- Sociologia: 4
- Geografia: 194;
- Educação Física:200;
- Inglês: 204;
- Espanhol: 2;
- Ciências: 251;
- Química: 3;
- Biologia: 4;
- Física: 4.
Outra exigência a ser cumprida é a comprovação, no ato da posse, dos itens relacionados a seguir:
a) Idade mínima de 18 anos;
b) Ser brasileiro nato ou naturalizado, cidadão português ou estrangeiro;
c) Estar no pleno exercício dos direitos civis e políticos;
d) Apresentar certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar da graduação, ou então, apresentação do diploma acompanhado do histórico;
e) Apresentar a documentação necessária para a posse;
f) Atender aos requisitos do Decreto Municipal nº 53.177, de 04/06/2012, que diz respeito sobre os procedimentos para admissão e nomeação para cargo, emprego ou função pública de pessoas que estejam em dentro das hipóteses de inelegibilidade previstas na legislação federal;
g) Ter aptidão física e mental para o cargo e ainda, não possuir deficiência incompatível com a função.
Concurso SME SP terá outra prova
Os 96.807 inscritos que concorrem ao cargo de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, farão as provas objetiva e discursiva no dia 15 de janeiro. São 1.270 vagas, com exigência de ensino superior, licenciatura plena em pedagogia, habilitação específica para o Magistério, correspondente ao ensino médio, ou então, curso normal superior. A remuneração mensal é de R$2.498,54, por jornada de 30 horas semanais.
Esta prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma valendo 100 pontos. Veja qual é a estrutura do exame:
a) Módulo I - 20 questões de Conhecimentos Básicos: 10 questões de Língua Portuguesa, 6 questões de Informática Básica e 4 questões de Legislação Específica;
b) Módulo II - 20 questões de Conhecimentos Pedagógicos: 8 questões de Fundamentos da Educação, 6 questões de Processos de Ensinar e Aprender e 6 questões de Educação Infantil;
c) Módulo III - 20 questões de Conhecimentos Específicos: 6 questões de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, 6 questões de Matemática e suas Tecnologias, 4 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 4 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Para ser aprovado nesta prova é preciso obter, no mínimo, 50 pontos. A consulta ao gabarito também deverá ser realizada no site da FGV Conhecimento.
Outras etapas do concurso SME SP 2023
Os candidatos dos cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I serão submetidos ainda a duas etapas:
- Prova Prática: de caráter eliminatório e classificatório, a prova prática consiste na análise acerca do conhecimento do candidato, capacidade de transposição didático, capacidade de planejamento de aula e também a habilidade em comunicação. Esta etapa vale 100 pontos e o mínimo para aprovação é 60%;
- Prova de Títulos: de caráter classificatório, a Provas de Títulos vale 10 pontos e visa contemplar a vida acadêmica e a experiência profissional do futuro servidor.