
disponível para consulta em 21 de
agosto
As provas do concurso destinadas à Admissão às Escolas de Oficiais da Marinha Mercante acontecem neste sábado (19) e domingo (20). Estão em disputa 293 para homens e mulheres com ensino médio completo.
Do total de vagas, 174 são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), localizado no Rio de Janeiro e 119 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).
O exame de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, é a primeira etapa. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas, das 10h às 14h, para responderem questões de Português e Inglês, além de redigir uma redação. No segundo dia de provas, o tempo é o mesmo e os inscritos responderão questões de Matemática e Física.
Recebem a prova objetiva os seguintes municípios: Amapá (AP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Parnaíba (PI), Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santarém (PA), São Paulo (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Gabarito Concurso Oficial da Marinha Mercante 2023
A consulta ao gabarito preliminar estará disponível em 21 de agosto. Para isso, basta acessar a página da Marinha. O prazo disponibilizado para entrar com o recurso contra o gabarito é de 22 a 24 de agosto e o gabarito definitivo está previsto para 11 de setembro.
Quem decidir recorrer do recurso precisará preencher o formulário para tal finalidade disponível no endereço eletrônico citado anteriormente. Após preenchê-lo, o documento deve ser enviado em formato PDF para o e-mail ciaga.efomm@marinha.mil.br.
Etapas do concurso
A convocação para a 2ª etapa, Exame Psicofísico acontecerá em 19 de setembro.
Os habilitados vão entregar entre os dias 11 de outubro e 21 de novembro laudos de exames de sangue, urina, glicemia de jejum, dosagem de creatinina, anti-HIV, tipagem sanguínea, fator Rh, audiometria tonal e vocal, ECG e telerradiografia do tórax. Para as mulheres são exigidos ainda exames ginecológicos como ultrassonografia e colpocitologia oncótica.
O Teste de Suficiência Física é a 3ª etapa e sua realização é de 29 de novembro a 8 de dezembro. De caráter eliminatório, o teste vai analisar a capacidade física dos homens com corrida de 2.300 metros em 12 minutos e prova de natação de 50 metros; enquanto as mulheres serão testadas com corrida de 1.900 metros em 12 minutos e prova de natação de 50 metros.
A última etapa, o Período de Adaptação e Verificação de Documentos será aplicada entre os dias 8 e 26 de janeiro de 2024. Nesta fase, o objetivo é a integração dos candidatos a estrutura organizacional e a ambientação com a rotina.
Sobre a Verificação de Documentos, os itens submetidos são: certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, histórico escolar, comprovante de situação militar, documento de identificação, certidão de quitação eleitoral para maiores de 18 anos, CPF, PIS/PASEP, 2 fotos coloridas 3x4 e dados de conta bancária.
Curso de Formação de Oficiais Marinha Mercante
A matrícula e início do curso estão marcados para 29 de janeiro de 2024. Nesta mesma data, ocorre o encerramento da validade do processo seletivo.
O Curso de Formação de Oficiais possui dois períodos:
- a) Período acadêmico de 6 semestre letivos, em regime de internato, onde o aluno terá folgas aos finais de semana, feriados e férias escolares;
- b) Período de estágio em embarcações mercantes de apoio marítimo ou plataformas. A duração mínima desse estágio é de 12 meses e o aluno terá no máximo 24 meses para completa-lo.
Esse curso oferece duas possibilidades: náutica e máquinas, onde os conteúdos ministrados são:
- náutica: manuseio dos equipamentos de navegação, convés e comunicações;
- máquinas: operação, gerenciamento e manutenção dos sistemas de um navio.
Durante o curso, os participantes receberão salário de R$1.334,00, além de alojamento, alimentação, assistência psicológica, assistência médica, assistência odontológica e assistência social e religiosa.
Os alunos que concluírem o curso com o aproveitamento desejado tornam-se bacharéis em Ciências Náuticas e ainda, passam a fazer parte do Quadro de Oficiais da Reserva como segundo tenente.