Texto associado. Analise o caso abaixo para às questões de 47 a 49.
Adolescente de 13 anos, sexo masculino, traz queixa de ser o mais baixo da classe. Foi um recém-nascido a termo, com peso adequado, crescimento normal, nega doenças crônicas. Ao exame físico Tanner G1P1, não apresenta dismorfismos. Peso e estatura plotados nos gráficos da OMS encontram-se no z-score -2, tanto na avaliação de idade X estatura quanto idade X peso.
Muitas vezes a queixa do paciente não é a mesma dos acompanhantes, podendo diferir também dos pontos relevantes da avaliação médica. Sobre o caso clínico, assinale a alternativa que apresenta um possível outro diagnóstico e conduta, além do crescimento.
✂️ a) Não há outro diagnóstico, deve ser tranquilizado o paciente e seus familiares, mantendo-se o acompanhamento clínico seriado do crescimento e desenvolvimento ✂️ b) Sendo um adolescente do sexo masculino com Tanner G1P1 aos 13 anos de idade, podemos também fazer o diagnóstico de puberdade precoce, podendo ser feito uso de leuprorrelina para resolução do quadro ✂️ c) Sendo um adolescente do sexo masculino com Tanner G1P1 aos 13 anos de idade, podemos também fazer o diagnóstico de puberdade atrasada, devendo ser prescrito doses diárias de testosterona para desencadear o desenvolvimento puberal ✂️ d) Não há outro diagnóstico, deve ser tranquilizado o paciente e seus familiares orientando que a puberdade no sexo masculino pode ser iniciada até os 16 anos, idade em que deve passar por nova avaliação clínica ✂️ e) Levando em consideração a idade do paciente e o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, G1P1, seria importante a solicitação de uma ultrassonografia de testículos para melhor elucidação diagnóstica a respeito da puberdade