Questões Radiologia Efeitos Biológicos das Radiações

A quantidade de danos biológicos causados às nossas células não depende apenas da quant...

Responda: A quantidade de danos biológicos causados às nossas células não depende apenas da quantidade total de energia ionizante absorvida, mas depende também do tipo de radiação utilizada. Existem 4 tipos ...


1Q1004844 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A quantidade de danos biológicos causados às nossas células não depende apenas da quantidade total de energia ionizante absorvida, mas depende também do tipo de radiação utilizada. Existem 4 tipos principais de radiação ionizante: fótons (raios-X e raios gama), partículas alfa, partículas beta e nêutrons. Sabemos atualmente que 1 Gy de partículas alfa ou nêutrons produz mais danos às nossas células do que 1 Gy de raios-X. Isso é devido aos diferentes modos de interação de cada tipo de partícula. Essa diferença levou à determinação de uma nova grandeza, chamada de dose equivalente, que mede a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de energia absorvida por qualquer tipo de radiação.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Exposição: medida em roentgens (R) ou C/kg. Indica a quantidade de energia absorvida por um corpo na forma de radiação ionizante. Dose: medida em grays (Gy) ou rads. Indica a quantidade de carga elétrica gerada pelos raios-X no corpo que absorveu a radiação. Dose Equivalente: medida em sieverts (Sv) ou rems. Indica a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de radiação ionizante absorvida.

II. Exposição: medida em roentgens (R) ou C/kg. Indica a quantidade de carga elétrica gerada pelos raios-X no corpo que absorveu a radiação. Dose: medida em grays (Gy) ou rads. Indica a quantidade de energia absorvida por um corpo na forma de radiação ionizante. Dose Equivalente: medida em sieverts (Sv) ou rems. Indica a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de radiação ionizante absorvida.

III. Exposição: medida em grays (Gy) ou rads. Indica a quantidade de carga elétrica gerada pelos raios-X no corpo que absorveu a radiação. Dose: medida em roentgens (R) ou C/kg. Indica a probabilidade de danos biológicos causados por uma determinada quantidade de radiação ionizante absorvida. Dose Equivalente: medida em sieverts (Sv) ou rems. Indica a quantidade de energia absorvida por um corpo na forma de radiação ionizante.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.