Questões Medicina

Uma mulher de 22 anos procurou o reumatologista com quadro articular e recebeu diagnóst...

Responda: Uma mulher de 22 anos procurou o reumatologista com quadro articular e recebeu diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, estando em tratamento com hidroxicloroquina. Iniciou falta de ar aos esfor...


1Q1005817 | Medicina, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 22 anos procurou o reumatologista com quadro articular e recebeu diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, estando em tratamento com hidroxicloroquina. Iniciou falta de ar aos esforços e inchaço nas pernas, apresentando pressão arterial de 80 x 60 mmHg, frequência cardíaca de 105 bpm morfologia pulso alternante e de pequena amplitude. Pressão venosa jugular elevada. Ausculta cardíaca: bulhas hipofonéticas com ritmo tríplice, bulha protodiastólica audível na ponta. Ausculta pulmonar com presença de estertores bibasais. ECG: ritmo sinusal taquicárdico. Bloqueio do ramo esquerdo do terceiro grau. Ecodopplercardiograma com aumento das câmaras esquerdas. Disfunção grave do ventrículo esquerdo com fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 23%. Movimento assincrônico do septo interventricular. Derrame pericárdico moderado.
A correlação do quadro clínico ecocardiográfico sugere que a possível complicação cardiovascular dessa paciente é devido a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.