Texto associado. Analise o caso abaixo para responder as questões 31 e 32.
Homem de 54 anos, em quimioterapia por neoplasia de intestino metastático, procura o pronto socorro com queixa de há 10 dias apresentar: taquicardia, tremores de extremidades e insônia. Ao exame físico: tireoide preservada, frequência cardíaca: 126 bpm, tremor de extremidades, exoftalmia ausente. Exames TSH 0,05 mIU/L e T4l 5,25 ng/dL.
Mulher de 63 anos, portadora de artrite reumatoide há 15 anos, é acompanhada por quadro de pré-diabetes e dislipidemia mista. Atualmente, está em tratamento com uma combinação de medicamentos, incluindo metformina XR 1 g/dia, atorvastatina 40 mg/dia e ciprofibrato 100 mg/dia. Em maio de 2021, teve diagnóstico de COVID, seguiu a orientação de isolamento e repouso. Nas semanas seguintes, apresentou queixa de poliúria, polidipsia e perda de peso significativa. Procurou pronto atendimento, com realização de exames: glicemia 525 mg/dl e hemoglobina glicada 12,5 %. Assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento para esta paciente.
✂️ a) Iniciar insulina e hidratação em sala de urgência. Alta com prescrição de metformina 1,5 g/dia e SGLT-2 ✂️ b) Aplicar insulina regular EV dose única de 0,1 U/kg, hidratar com solução fisiológica 0,9%. Alta com prescrição de metformina 1,5 g/dia e gliclazida 60 mg/dia ✂️ c) Administrar insulina e solução fisiológica na sala de urgência. Alta após glicemia com prescrição de metformina 1,5 g/dia ✂️ d) Iniciar insulina via endovenosa e hidratar com solução fisiológica 0,9%. Alta com prescrição de metformina 1 g/dia e insulinização plena ✂️ e) Administrar solução fisiológica na sala de urgência. Alta após glicemia com prescrição de metformina XR 1 g/dia