Questões Direito Constitucional Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

No Estado brasileiro, a atuação dos três poderes, dá-se de forma harmônica, mas com...

Responda: No Estado brasileiro, a atuação dos três poderes, dá-se de forma harmônica, mas complementar. Acerca dos poderes, do seu funcionamento e dos respectivos integrantes, julgue o item subsequente.


1Q100897 | Direito Constitucional, Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, Analista Processual, MPU, CESPE CEBRASPE

No Estado brasileiro, a atuação dos três poderes, dá-se de forma harmônica, mas complementar. Acerca dos poderes, do seu funcionamento e dos respectivos integrantes, julgue o item subsequente.

Os tribunais regionais federais podem funcionar de forma descentralizada, constituindo Câmaras regionais, como forma de assegurar a plenitude do acesso à justiça.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Os Tribunais Regionais Federais (TRFs) são órgãos do Poder Judiciário responsáveis por julgar, em segunda instância, causas federais. A Constituição Federal, em seu artigo 107, prevê a existência dos TRFs e permite que eles funcionem de forma descentralizada.

Essa descentralização ocorre por meio da criação de Câmaras regionais, que são subdivisões internas dos TRFs, com o objetivo de facilitar o acesso à justiça, aproximando o julgamento das partes e garantindo maior eficiência e celeridade processual.

Portanto, a afirmação de que os TRFs podem funcionar de forma descentralizada, constituindo Câmaras regionais para assegurar a plenitude do acesso à justiça, está correta e está em consonância com o princípio da eficiência e da ampla defesa previstos na Constituição.

Em uma segunda análise, verificamos que a descentralização dos TRFs é uma prática consolidada e prevista em normas internas dos tribunais, reforçando a resposta correta como a alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.